Gafes do cerimonial

Na última sexta-feira, na formatura do Cesumar, em Maringá, houve aluno lendo “ilmo senhor”, como na piada. Mas isto foi o de menos. Quem conta é Erácleo Alberto Hundizinski, que acompanhou a formatura de sua filha mais nova: “1- O cerimonial anunciou o nome dela e não falou o último sobrenome: B. O. Rocha Hundzinski, disse apenas B. O. Rocha, esqueceu do meu sobrenome. Amigos que foram prestigiar, ficaram esperando e não souberam que era ela, pois ligaram apenas com o meu sobrenome….. gafe do cerimonial.
2- Pior que em minha frente uma família ficou frustrada: não falaram o nome da filha dela, apesar dela estar lá embaixo e ter subido para receber o certificado… gafe do cerimonial
3- O patrono, em seu discurso, ficou falando muito tempo sobre o falecimento de um pioneiro de Maringá. Eu acho que em solenidade assim não se deve falar de coisas tristes… gafe do cerimonial, que não orientou que formatura é coisa alegre.
4- O reitor da Unicesumar foi demorado sem seu discurso, talvez não percebendo que eventos assim são longos e, ao final, pessoas idosas, crianças e os próprios formandos – devido a quente beca, sentirem muito devido ao calor e cansaço… gafe do cerimonial, deveria orientar o reitor.
5- A graduada de biomedicina, representando todos os formandos, disse a todo fôlego, falando sobre o Ilustríssimo Senhor, ela disse: “U Ilmo Senhor”… gafe do cerimonial que não orientou a garota que Ilmo é abreviatura de ilustríssimo.
Eu até acho que a Unicesumar deveria, em casos assim, pedir um “help” para outros educandários como a UEM, Faculdades Maringá, Faculdade Eficaz, Uningá e outras, que possuem ótimos profissionais e podem dar uma força… Fica a dica!
Foi frustrante para mim, depois de quatro anos vendo o sofrimento da filha para concluir o curso e, no dia da formatura, a Unicesimar esquecer o nome do pai. Será que esqueceram: ou não tem pessoas competentes que sabem pronunciar sobrenomes mais difíceis???????? Se não sabiam deveriam perguntar antes, para o formando como se pronuncia. Ou somente na hora é que foi providenciada a lista com os nomes????”.

Advertisement
Advertisement