Fluxo de veículos deve aumentar 10% na região

A partir da tarde desta quarta-feira o movimento nas rodovias das regiões Norte, Noroeste e Oeste do Estado deve ser 10% maior segundo a concessionária Viapar, empresa responsável pela administração de 546 quilômetros de estradas no Paraná. Tudo por conta do feriado prolongado do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio. Em dias normais quase 70 mil motoristas trafegam pelas estradas da empresa. Segundo o supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da Viapar, Gesivaldo Amâncio Primo, pelo fato do feriado cair na quinta-feira muitas empresas devem fechar, emendar com a sexta-feira e retornar às atividades somente na segunda-feira. “A BR-376 sentido Maringá/Londrina e PR-317, sentido Maringá/Campo Mourão, devem ser as mais movimentadas”, alertou. “A BR-369, sentido Campo Mourão/Cascavel também deve receber um grande número de usuários”.

Para fazer uma viagem mais tranquila os motoristas devem se programar. É sempre bom evitar os horários considerados de maior fluxo. Para isso podem consultar as imagens disponibilizadas no site da empresa (www.viapar.com.br). Segundo Primo, o movimento também deve ser maior na quinta-feira pela manhã e no domingo à tarde, quando as famílias retornam. “A fim de evitar acidentes é muito importante que os motoristas respeitem a sinalização, os limites de velocidade e, principalmente, não consumam bebidas alcoólicas antes de dirigir”, orientou. Igualmente é recomendado é que o veículo seja revisado antes da viagem. Mas, se mesmo assim ele quebrar a concessionária estará com equipes de socorro durante as 24 horas do dia. São guinchos, ambulâncias, caminhões pipa, boiadeiros, além dos veículos de inspeção de tráfego que rodam o dia todo para atender usuários com problemas. As equipes da concessionária podem ser acionadas pelo telefone 0800 601 6001.
Os cuidados não param por ai. Os usuários são aconselhados a fazer paradas. Para isso a Viapar dispõe de sete unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), quais contam com sala de descanso climatizada, televisão, fraldário, internet, banheiros e água gelada. Todas as bases também possuem rampa de acesso, cadeira de rodas e uma atendente para tirar dúvidas. Ao todo, são sete SAU’s localizados em: Mandaguari (km 200 da BR-376), Floresta (km 127 da PR-317), Arapongas (km 178 da BR-369), Presidente Castelo Branco (km 148 da BR-376), Campo Mourão (km 377 da BR-369), Ubiratã (km 447 da BR-369) e Corbélia (Km 493 da BR-369).
Segundo o departamento de engenharia da Viapar, por conta do aumento de fluxo neste período, a empresa não irá realizar obras que envolvam o fechamento da pista de rolamento – a não ser que sejam emergenciais. As equipes param às 12 horas desta quarta-feira e retornam somente na segunda-feira.

Advertisement
Advertisement