‘Canção de Ninar na Comunidade’

Unimed
Higienização dos bebês e depressão pós-parto estiveram entre os assuntos tratados na última etapa do projeto “Canção de Ninar na Comunidade”, realizada ontem no salão social da Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Maringá. O programa é promovido pela Unimed Maringá em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras)- unidade Mandacaru, que abrange dezenas de bairros. O projeto faz parte da agenda de ações socioambientais desenvolvidas pela cooperativa, e tem o objetivo de garantir uma gestação segura às gestantes ligadas ao Cras Mandacaru, além de prepará-las para cuidar dos bebês.

Utilizando bonecos com tamanho e peso iguais às de um recém-nascido, a enfermeira da cooperativa, Débora Verrengia Florêncio conseguiu chamar a atenção das gestantes ao dar orientações básicas sobre higienização dos bebês e cuidados necessários para realizar a limpeza do cordão umbilical. A psicóloga Mayra Kloster ensinou a identificar a depressão pós-parto, uma doença que, de acordo com ela, pode atingir as mulheres até um ano depois de dar à luz. Segundo a profissional, a tristeza profunda, o choro constante, falta de interesse no bebe, irritabilidade e estresse exagerado podem ser sintomas da depressão. “Os sintomas são variados, e podem não aparecer juntos. O importante é que, ao apresentar algum deles, a mulher procure ajuda para descobrir se é de fato a depressão pós-parto, e faça um tratamento especializado”.  Ao final do encontro, todas as gestantes receberam brindes da cooperativa.

Aprendizado
Com cinco meses de gravidez, Patrícia Taborda, de 16 anos, estava entre as participantes. Acompanhada da mãe, a jovem disse que havia comparecido às duas etapas anteriores e estava satisfeita com o aprendizado. “Tem muitas coisas que a gente pensa que sabia mas estava enganada”, afirma. Segundo ela, uma das melhores aulas foi sobre amamentação: “eu tinha dúvidas e consegui esclarecer”.
Amamentação foi o tema que mais agradou Amanda Caroline de Assis, 19 anos, grávida de três meses. “Eu achava que amamentar era um bicho de sete cabeças, que sentiria dores, mas fiquei mais tranquila”, comenta. Segundo a enfermeira Débora, o assunto ainda é permeado por mitos. Um exemplo comum, de acordo com ela, é que se o bebê arrotar no peito durante a amamentação, o leite vai secar. “É importante desmistificar essas questões, para acabar com o medo de que o leite é fraco ou vai secar”.

 O projeto
O “Canção de Ninar na Comunidade” é uma extensão do “Canção de Ninar” oferecido há anos no setor de Medicina Preventiva da Unimed e muito procurado pelas gestantes. Segundo a analista de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Maringá, Patrícia Sodré, na comunidade, os resultados também foram muito positivos. “As mulheres receberam informações fundamentais para continuar a gravidez de maneira saudável e que garantirão que saibam cuidar corretamente dos bebês desde o primeiro dia de vida”.
A psicóloga do Cras/Mandacaru, Geciane Almeida, avalia que a iniciativa trouxe informações esclarecedoras para as futuras mães, o que será traduzido em mais saúde para os bebês. “Além das aulas, o projeto foi uma oportunidade que as mães tiveram para trocar informações”, acrescenta. A segunda edição do “Canção de Ninar na Comunidade” será realizada em outubro, em parceria com o Cras Unidade Jardim Olímpico.

Advertisement
Advertisement