Marina cita luta de Requião contra os transgênicos como modelo a ser respeitado

Marina
O senador Roberto Requião, candidato ao Governo do Paraná pela coligação Paraná Com Governo (PMDB/PV/PPL), foi citado como exemplo pela candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB). Ao ser questionada sobre a produção e a venda de produtos transgênicos no país, durante entrevista no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, Marina disse: “o Estado do Paraná, do Requião à época, estava se dispondo a ser uma área livre de transgênicos” . Marina defendeu um regime de coexistência de produtos. “Você não pode não ter nenhum problema em escolher o produto transgênico. Está lá rotulado. Você vai ao supermercado e faz a sua escolha. Agora o cidadão que não quer, ele tem a opção de ir à prateleira e ter o mesmo produto para que ele faça a sua escolha. Isso é o livre mercado que tanta gente defende. Agora, você impor um único modelo é que não pode ser”, resumiu a candidata.
Maria Silva citou uma das bandeiras levantadas pelo governo Requião no Paraná. De 2003 a 2010, período em que foi governador, Requião lutou pelo direito do cidadão poder decidir se queria ou não consumir alimentos processados com produtos transgênicos. Na época, um site foi criado exclusivamente para manter a sociedade informada sobre o assunto. Eram publicados notícias, artigos e outras informações.
No ano passado, o colunista do jornal Folha de S. Paulo, Mauro Zafalon, da editoria “Mercado”, escreveu que “os transgênicos perderam o principal atrativo para o produtor: o custo mais baixo em comparação com as sementes convencionais”, confirmando o que Requião defendia há dez anos. Segundo o colunista, nas últimas safras de grãos, alguns agricultores começaram a questionar a vantagem dos transgênicos ao consultar suas planilhas, gerando dúvidas sobre o futuro desse mercado.
Em sua página no Senado, Requião publicou uma pesquisa do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná. O levantamento aponta que 95% da produção de soja paranaense já é geneticamente modificada. Em relação ao milho, o índice pode ser maior. A estimativa é de que os grãos com transgenia dominem uma área bem próxima a 100% das plantações estaduais.
No Brasil, a legislação obriga que os produtos transgênicos permitidos ou derivados com conteúdo igual ou acima de 1% sejam rotulados, incluindo carne, leite e ovos de animais alimentados com ração com ingredientes transgênicos. A certificação é mostrada em um triângulo amarelo com a borda preta e dentro dele a letra T.

Advertisement
Advertisement