Enquanto isso, no interior do Paraná…

Do analista dos Planaltos:
– O PT não pode reclamar de Pinhal de São Bento, pequenina cidade do Sudoeste paranaense. No primeiro turno Dilma ganhou de lavada de Aécio (72,94%x 21,90) e repetiu a façanha no segundo turno – 75,77 x 24,23%. Pinhal de São Bento já tinha dado a eleição para Osmar Dias em 2010 com a margem de votação daquela eleição, mas em 2014 rendeu-se ao governador reeleito Beto Richa, com 65,14%.
– Pelo jeito ali o voto obedece à sina dos descendentes de João Rute, que como líder religioso admirava um pinheiro em forma de cruz no chamado Pinhal dos Rutes.
Pois mesmo o prefeito sendo do PSDB não conseguiu fazer o dever de casa em prol de seu candidato a presidente.
– O prefeito de Pinhal de São Bento não vai ser chamado às favas sozinho no PSDB. José Becker, ex- prefeito de Cruzeiro do Oeste, deputado federal e filho do poderoso chefão Zé Dirceu, vai ter que explicar a derrota de Dilma no segundo turno em sua cidade, onde foi prefeito duas vezes.
No primeiro turno até ganhou por 566 votos, mas no segundo turno Aécio levou a vitória nas urnas com 52,55% contra 47,45% de Dilma, com uma diferença de 656 votos.
A invertida de Zeca do Dirceu não ficará barato para os adversários, já que ele se intitulava o Beato Salu de Cruzeiro do Oeste.
– Em Paraíso do Norte, a cidade em que dois irmãos dirigem as maiores empregadoras do município – a prefeitura pelo PT e a usina de álcool pelo PSDB (Fernando Vizotto), não tem como deixar de apresentar a fatura a Dilma lá em Brasília. Beto Vizotto, o prefeito roqueiro e petista (em plena terra do sertanejo organiza anualmente um festival de rock) ganhou tanto para governador (foi um dos dois municípios em que Gleisi Hoffmann venceu – o outro foi Campina do Simão) como presidente no primeiro turno – e repetiu a dose no segundo turno com Dilma vencendo Aécio de novo.
(Via Zé Beto)

Advertisement
Advertisement