Duas vans foram compradas com dinheiro do ‘carrão do Pupin’

Hoje pela manhã, na entrega de 15 veículos ao município (de novo, caminhão para a colta de lixo, nem pensar), o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) fez questão de propagandear que entre eles estavam duas vans adquiridas com os recursos para a compra do carro de luxo de seu gabinete, em abril passado. O Chevrolet Trailblazer, com sete lugares e bancos de couro, foi licitado por R$ 171 mil junto à Zacarias, em 27 de maio. Foram precisos sete meses para que ele entendesse que a cidade inteira era contra a compra. Pupin disse que o empenho foi cancelado “diante de tanta resistência”. Os resistentes, neste caso, são as pessoas de bom senso. As vans sairam por R$ 132 mil, 39 mil mais barato que o carrão que ele queria.
Em abril, Pupin afirmou que o carro de luxo para seu uso estava sendo licitado sem seu conhecimento; ao mesmo tempo, porém, disse que havia mandado comprar o carrão para pegar empresário no aeroporto. Foi quando usou as expressões “linguarudo” e “língua preta” para se referir a este modesto blogueiro, que lhe cobrava bom uso do dinheiro público. De qualquer forma, não cancelou o processo licitatório, que se estendeu até seu final, em maio. 

O assunto ganhou dimensão (a RPC TV fez uma boa reportagem) e muitos se manifestaram contra a compra do carrão, como vereadores, o Observatório Social, estudantes que fizeram um ato público. Em julho, o Ministério Público abriu inquérito para apurar eventual improbidade na compra.
Ao contrário do que o prefeito disse hoje, porém, o processo não foi cancelado. Basta uma consulta ao site da prefeitura: ele está aqui, em aberto, faltando somente a homologação; legalmente, foi arrematado (como se vê abaixo), embora não tenha sido entregue nem quitado. Será que quando a poeira baixar…?
Carrão

Advertisement
Advertisement