Projeto cria faixa exclusiva para motocicletas

Deverá ser votado na sessão desta quinta-feira, em regime de urgência, pela Câmara de Maringá, projeto de lei de autoria do vereador Odair Fogueteiro (PMN), que dispõe sobre a implantação de faixa exclusiva para o tráfego de motocicletas, bem como de bolsões de proteção para motocicletas nas vias públicas do município.
O projeto objetiva acabar com ultrapassagens perigosas feitas por motocicletas entre carros e obriga a Setrans a reservar faixa e pista exclusiva para a circulação desses veículos nas vias com tráfego pesado.

Também aumenta o rigor da punição contra quem transitar na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo; a infração, que hoje é tratada como leve, passará a ser considerada média.
No caso do trânsito de motocicleta fora da faixa exclusiva, onde houver, a infração será considerada grave e o condutor ainda será punido com multa. “Soluções desse tipo são fundamentais para conter a escalada dos acidentes envolvendo automóveis e motociclistas nos principais corredores das grandes cidades”, justifica. O texto texto também deixa clara a responsabilidade do órgão municipal de “planejar, projetar, regulamentar,implantar e operar” esquemas especiais de circulação em vias com elevado volume de tráfego, para melhorar a segurança do trânsito. criar uma faixa de parada exclusiva para motos à frente dos demais veículos nos semáforos. A novidade traz como objetivo aumentar a segurança de motociclistas e demais usuários das vias públicas, no momento em que o sinal abre descongestionando o trafego das motos junto aos veículos.

Advertisement
Advertisement