Curso de reeducação alimentar abre inscrições

Hambúrguer, fritura, refrigerante. A preocupação com o tipo de alimento que está sendo consumido por crianças e adolescentes – e que poderá ter consequências na sua saúde -, faz com que pais procurem a Unimed Maringá para inscrevê-los no curso de reeducação alimentar que a cooperativa médica promove periodicamente em sua unidade de medicina preventiva. Em agosto, serão abertas duas novas turmas, nos períodos da manhã e da tarde, específicas para adolescentes com idade entre 12 e 16 anos e crianças de 7 a 12 anos.

O curso destinado a adolescentes começa no próximo dia 5 (quarta-feira) e serão, ao todo, 8 encontros semanais. O que é voltado para crianças inicia no dia 6 (quinta), com 20 encontros semanais. As inscrições são gratuitas para quem possui plano de saúde Unimed e podem ser feitas até na véspera, sendo o número de participantes limitado a 20 por turma em cada período.
A coordenadora do curso, nutricionista Carla Rossini, comenta que os pais estão preocupados não apenas com a obesidade dos filhos, mas também porque, com esse tipo de alimentação e hábitos pouco saudáveis, eles já podem estar apresentando colesterol alto e são encaminhados pelos médicos cooperados.
Carla explica que as aulas são multidisciplinares, com a participação de nutricionista, psicóloga, educador físico e enfermeira. O público infantil tem o acompanhamento de um responsável e, durante a realização do curso, passa pela experiência de preparar os próprios alimentos no laboratório técnico dietético da Unicesumar, que é parceira da iniciativa. “Os resultados têm sido muito bons”, afirma a nutricionista, acrescentando que os participantes são acompanhados durante um ano após a realização do curso.
“A mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos são fundamentais para a prevenção de doenças e para que, em resumo, as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor”, completa Carla.
Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3227-2724 ou se dirigirem pessoalmente à unidade de Medicina Preventiva (MEP) da Unimed Maringá, na Avenida Laguna 1.387, próximo ao Parque do Ingá.
A cooperativa médica oferece ali uma série de outros cursos, dentre os quais o “Canção de Ninar”, para orientação a gestantes sobre o parto, cuidados e a saúde do bebê; o “Saúde Empresarial”, que faz um diagnóstico e monitoramento da saúde dos colaboradores de clientes pessoas jurídicas; o “Sempre Bem”, que promove reuniões periódicas com clientes Unimed, agrupados de acordo com as patologias (hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares entre outros); o “Tem Vida”, destinado à participantes da terceira idade, voltado ao bem-estar e prazer nesta fase da vida; e o gerenciamento de estresse.

Advertisement
Advertisement