“Não me vejo fora do judô”

Bianca de Mendonça Lopes Araújo

Iniciada no judô aos 5 anos, por influência da família, Bianca de Mendonça Lopes Araújo, atualmente com 13, colhe os frutos por sua determinação em superar-se e alcançar a vitória. Recentemente, durante a realização dos Jogos Escolares do Paraná, competindo pela equipe Hobby Sport/Unimed Maringá, a judoca foi escolhida como a Atleta Destaque. Com isso, conquistou uma vaga para representar a cidade nos Jogos Escolares Brasileiros que acontecem no mês de setembro em Fortaleza (CE). 
Nascida em Maringá e cursando atualmente o oitavo ano no Colégio Platão, Bianca pesa 60 quilos e compete na categoria Sub-15, de até 64 quilos. Ela treina de segunda a sexta-feira, sob a orientação do técnico Celso Ogawa.
“Para mim o judô é mais que um esporte, é um estilo de vida”, define a atleta. “Com ele, adquiri disciplina, tenho objetivos e a oportunidade de viajar, fazendo o que gosto”. Ela conta que se espelhou inicialmente no irmão Bruno, que foi judoca, mas assimilou de uma tia-avó, de origem oriental, um pouco da cultura japonesa, que diz admirar. “Não me vejo fora do judô, aqui faço também muitas amizades”, acrescenta.
Mas a luta marcial não tem sido fácil para Bianca. “Nem sei quantas vezes saí derrotada no tatame. Mas tudo foi servindo de experiência, de conhecimento e de aprendizado”, explica.
O professor Celso Ogawa, de 45 anos, confirma a determinação da judoca. “Em seu primeiro ano na categoria Sub-15, ela está enfrentando atletas mais velhas e fortes, mas isto não tem sido um obstáculo”, afirma. Segundo Ogawa, Bianca chegou a disputar competições sem ganhar nada, “mas isto, em vez de desanimá-la, fez com que crescesse”.
Em 2015, a judoca venceu a seletiva para o Sul Brasileiro, conquistou o Campeonato Paranaense e, agora, foi coroada durante os Jogos Escolares do Paraná com a conquista da vaga para os Jogos Escolares Brasileiros, de 3 a 12 de setembro. “É a única judoca de Maringá classificada”, pontua Ogama, lembrando que antes disso, nos dias 8 e 9 de agosto, Bianca vai disputar o Campeonato Brasileiro em Cuiabá (MT). “Nas competições no Paraná das quais participou este ano, ela não perdeu nenhuma luta”, acrescenta.

 

Aurélio Serra, Celso Ogama e Bianca de Mendonça Lopes Araújo

Técnico é referência – O próprio técnico é uma referência para Bianca. Celso Ogawa foi três vezes campeão brasileiro e uma vez campeão sulamericano. Graduado em Educação Física, ele possui faixa vermelha e branca, 6º grau, acima da faixa preta, a qual deteve por mais de 20 anos.
Dono da academia Hobby Sport, Ogawa trabalha com aproximadamente 200 judocas com idades que variam de 4 a 40 anos. “De acordo com a Unesco, o judô é considerado o melhor esporte para a criança, por proporcionar disciplina e respeito ao próximo, além de desenvolver inúmeras habilidades motoras”, afirma.
Sua academia é, por natureza, um centro de revelação de talentos e, a exemplo de Bianca Araújo, há outros judocas que se destacam nos treinamentos e vão sendo preparados para competições, como Aurélio Bettoni da Silva, de 18 anos, que representará o Paraná no Campeonato Brasileiro Sub-23, dias 22 e 23 de agosto em Salvador (BA).
Sobre o apoio da Unimed, Ogawa diz “ser fundamental”. Segundo ele, os atletas que representam Maringá são agraciados com plano de saúde fornecido pela cooperativa, o que confere a eles mais tranquilidade nos treinamentos, pois possuem o apoio da cooperativa médica em uma eventual lesão. (Flamma)

Advertisement
Advertisement