Decisão pegou de surpresa a comunidade escolar

A decisão surpreendeu a comunidade escolar, além do quadro funcional de cerca de 70 pessoas, visto que, além de ser a mais antiga da rede estadual, é uma das escolas mais tradicionais de Maringá, oferecendo ensino fundamental (anos finais), ensino médio, EJA e educação especial com sala de recursos para 673 alunos nos três turnos. A justificativa para o fechamento do colégio não é clara.
De acordo com ofício subscrito no último dia 2 pelo coordenador de Gestão da Rede Física da Superintendência de Desenvolvimento Educacional, pela superintendente de Desenvolvimento Educacional, Vanda Dolci Garcia, e pela chefe do Grupo Administrativo Setorial, Andrea Regina Burakoski, houve “significativa redução no número de alunos desta região, ocasionando ociosidade de muitas salas de aula e redução no número de turmas oferta nas instituições de ensino”. Trocando em miúdos, o fechamento é seria para provocar economia para o governo do estado. 
O ofício informa que a demanda de alunos terá transferência simultânea, já para o início do ano letivo de 2016. Os alunos serão transferidos para o Instituto de Educação, Colégio Gastão Vidigal, Colégio Byington Junior e Kennedy. Os professores efetivos, alguns deles com mais de 25 anos de magistério, serão remanejados para outras escolas; já os professores contratados via processo seletivo poderão ser dispensados.

Advertisement
Advertisement