Simulação de acidente

Unimed Maringá

A Unimed Maringá participou de uma simulação de acidente na PR-317, no quilômetro 119, próximo ao trevo de Ivatuba, na última terça-feira. Duas ambulâncias com profissionais socorristas foram encaminhadas ao local. O acidente fictício, que serviu para treinamento das equipes, envolveu dois veículos, com oito pessoas “feridas”, sendo que um dos carros precisou ser cortado para a retirada dos passageiros. A ação foi organizada pela concessionária de rodovias Viapar com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Aproximadamente 150 pessoas acompanharam o resgate. 
A iniciativa, inserida na Semana Nacional do Trânsito, teve como objetivo integrar as equipes responsáveis por esse atendimento em uma situação real. Cinquenta e dois minutos: esse foi o tempo que as oito “vítimas” levaram para ser socorridas, desde o comunicado do acidente, deslocamento das unidades e encaminhamento ao hospital. “Faremos uma avaliação posterior de todo o trabalho, mas o que pudemos verificar durante o andamento dos trabalhos é que ele foi muito positivo, ocorrendo de forma eficiente, desde a organização ao encaminhamento dos acidentados”, destacou o capitão do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá, Regis Roberto Gonçalves.

No geral, foram utilizadas quatro ambulâncias, um caminhão de resgate e combate a incêndio, dois veículos de inspeção de tráfego, duas viaturas policiais e aproximadamente 30 profissionais, além das vítimas. Uma delas foi a estudante do 4º ano de Medicina, Ana Carolina Zschornak da Silva, 24. “Aprendi não só a observar o trabalho como futura médica, mas todo o cuidado necessário com as vítimas de um acidente na rodovia”, comentou.

Advertisement
Advertisement