Fraudes nas licitações

Operação Cupim

Em dezembro do ano o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) realizou o que chamou de primeira etapa da Operação Cupim, para investigar fraudes em licitações na compra de móveis por prefeituras da região, cumprindo-se 12 mandados de busca e apreensão em quatro cidades do estado. Não se teve notícias de que outras etapas existiram. 
O esquema teria sido urdido e comandado por empresas de Maringá, ligadas a um mesmo grupo. Uma delas seria a Dorne & Dorne Ltda. No ano passado a empresa venceu licitação realizada pela Prefeitura de São Jorge do Ivaí, na micro-região de Maringá, para venda de R$ 64,5 mil em móveis para atender a demanda de todas as secretarias municipais.
A título de curiosidade, dois funcionários da empresa são filhos dos secretários de Administração e de Educação e Cultura de São Jorge do Ivaí, Francisco Carlos Navarro e Claudineia Sossai Navarro, respectivamente.
De acordo com o divulgado à época, havia superfaturamento nas licitações realizadas pelas prefeituras. Os crimes eram cometidos desde 2009 e alegou-se segredo de justiça para a não divulgação de detalhes da operação.

Advertisement
Advertisement