Mulher ComVida

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) participa, no domingo, em Curitiba, do “Outubro Rosa – Mulher ComVida”, megaevento promovido pela União Geral dos Trabalhadores do Estado do Paraná, que terá espaço para informações sobre saúde, mutirão de empregos, campanha de arrecadação de alimentos e ações culturais. 
Das 9 às 19 horas, na Praça Osório, no centro de Curitiba, o Coren/PR, na condição de parceiro, terá uma tenda onde dará orientação sobre autoexame dos seios como meio de detectar precocemente o câncer de mama. Esta ação será desenvolvida juntamente com professores e alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, informou a presidente do Coren/PR, enfermeira Simone Peruzzo.
Ainda no Espaço Coren/PR, com o apoio do Curso de Enfermagem da Universidade Tuiuti, haverá explanação sobre a importância do uso da camisinha feminina que, além de contraceptivo, é um dos principais métodos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a aids, sífilis, hepatite B, herpes genital e verruga genital (HPV), que pode causar o câncer de colo de útero.
Simone Peruzzo disse ainda que três conselheiros do Coren/PR estarão à disposição dos interessados em saber detalhes sobre a atuação do órgão. Foram destacados para essa ação os profissionais de Enfermagem Amarilis Schiavon Paschoal, Alessandra Sekscinski e Eziquiel Pelaquine. Ela informou ainda que, durante o dia, serão distribuídos materiais informativos sobre os vários programas de saúde desenvolvidos pelas Secretarias de Saúde do Paraná e de Curitiba.
Simone enfatizou, por fim, que “a participação em um evento desta natureza proporciona ao Coren/PR a oportunidade de se aproximar da sociedade a que serve, afinal, como órgão de defesa da Enfermagem busca oferecer ao cidadão serviços cada vez melhores”.
O “Outubro Rosa – Mulher ComVida”, além dessas ações, programou ainda Mutirão de Empregos, em parceria com o Sine; Campanha de Doação de Sangue, com o Hemepar, além de campanha de arrecadação de alimento não perecível. Ao doar 1 quilo de alimento, a pessoa recebe um cupom para concorrer a prêmios, entre os quais dois carros e cinco motos 0 km.
A partir das 13 horas, haverá o “Show de prêmios e shows regionais” e espaço para discursos de autoridades e especialistas sobre a campanha Outubro Rosa. O evento termina com o show da dupla Marcos & Belutti. Toda a programação será transmitida pela Rádio e TV Educativa do Paraná (É-Paraná).

Advertisement
Advertisement