“Saúde não é mercadoria”

O Coren/PR enviou a seguinte nota, a propósito de postagem feita por aqui:

saude“Em relação ao artigo “Saúde não é mercadoria”, de Paulo Vidigal, publicado no último dia 19 em seu conceituado blog, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), tem a informar que o órgão, cuja finalidade é disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão da Enfermagem no Estado, soma esforços com outras entidades que representam a categoria em defesa dos direitos dos profissionais/trabalhadores para que possam desempenhar suas funções com segurança, livre de eventos adversos para prestar à sociedade serviços de Enfermagem cada vez melhores. 
Reconhecemos que há descasos por parte de algumas administrações. Aliás, isso ficou muito bem demonstrado na Pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, lançada neste ano e realizada pela Fiocruz, com o patrocínio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), como a precarização do trabalho, jornadas de trabalho exaustivas, baixa remuneração – no Paraná, 20% dos 80 mil profissionais ganham até R$ 1.000,00 por mês -, constatando ainda que a invisibilidade social da categoria é real.
Por isso, temos nos posicionado sistematicamente ao lado dos pleitos que visam resgatar a dignidade dos profissionais, especificamente quanto à regulamentação da jornada de trabalho e do piso salarial nacional da categoria. Os profissionais da Enfermagem merecem respeito e reconhecimento, afinal 50% da força de trabalho nos serviços de saúde e do SUS é composta por enfermeiros e técnicos e auxiliares de Enfermagem, devidamente qualificados.

Coren/PR – Gestão 2015/17″

Advertisement
Advertisement