Exercício e esporte

Cooper-Geraldo

O cardiologista Geraldo Angelo Nogueira (SportMed), que participa do 27º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, o mais importante evento da especialidade, realizado desde quinta-feira no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), ao lado do médico norte-americano Kenneth H. Cooper, 84 anos.
Autor do livro Aerobics, que deu origem à ginástica aeróbica, ele viaja o mundo inteiro desde os anos 60, falando dos benefícios do exercício. 
Cooper ajudou a treinar a seleção brasileira de futebol de 1970 e criou o teste de 12 minutos que leva seu nome.
Dr. Cooper, em sua palestra, falou sobre a relação do exercício no tratamento da depressão, a epidemia da obesidade em seu país e de como o exercício físico lhe dá a agilidade para manter-se ativo palestrando pelo mundo. Também comparou pessoas de diversas idades e mostrou estudos realizados em sua clínica de como o exercício pode prolongar a vida de pessoas portadores de doenças como diabetes, Alzheimer e mesmo câncer.
Ele mostrou o caso do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, que graças ao hábito de exercitar-se regularmente foi salvo de complicações. “Ele era o homem mais ocupado do mundo, portanto sempre é possível praticar exercícios”, enfatizou (leia mais).

Advertisement
Advertisement