Prédios tombados

MgaBandeirantesH

Ainda a propósito da intenção da Prefeitura de Maringá de tombar o Auditório Luzamor – em princípio, porque precisa se um local para instalar o Centro de Ação Cultural, o CAC -, é interessante ver como estão outros bens tombados na cidade. Além do Painel do Café, devolvido pelos proprietários a uma prefeitura que não sabe onde instalar, tem o Hotel Bandeirantes, tombado pela Secretaria de Cultura do Estado e hoje desativado, colocado à venda e alvo de pichadores, como se vê nas fotos. 

MgaBandeirantesH

Pichada também está a fachada do antigo escritório da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, cujo processo de tomba-não tomba teve acusação de propina para vereadores. As janelas do imóvel inclusive estão alteradas, descumprindo regra básica do tombo.

cmnp

A propósito: a ata em que apresentaram a ideia do tombamento do Auditório Luzamor pode ser lida aqui. Chama a atenção o interesse da turma. O fato acontece num momento em que o Luzamor acabou de receber uma proposta informal para trocar o local por outro.
A negociação dava-se com uma construtora cujo proprietário reside no mesmo prédio do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP).
O que há por trás, não se sabe. O que se sabe é que, por ser uma fundação, o local não poderá ser vendido, embora possa ser permutado. O Ministério Público poderá acompanhar o processo.

Advertisement
Advertisement