Frente parlamentar apoia cadeia produtiva da uva paranaense

Evandro Araújo

Durante o 27º Encontro de Viticultores, hoje de manhã em Marialva, o deputado Evandro Araújo (PSC) anunciou a criação pela Assembleia Legislativa da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva no Estado do Paraná.
Criada a pedido dele, a Frente irá realizar reuniões nas regiões produtoras para ouvir as demandas de produtores, sindicatos, associações, Emater, Iapar, Secretaria da Agricultura e demais entidades representativas da atividade.

A primeira reunião de trabalho do grupo será em Marialva, na próxima quinta-feira, 19. “Vamos ouvir as demandas de cada região produtora e estudar ações de fortalecimento para este setor tão representativo e importante para o Paraná”, comentou.
Além da Frente, o deputado Evandro Araújo também apresentou projeto para inclusão da Festa da Uva Fina no Calendário Oficial de Eventos do Paraná. “A Festa da Uva Fina é o mais importante evento gastronômico e turístico realizado em Marialva. Este ano será a 21ª edição do evento que nasceu para ser um momento de confraternização entre produtores e consumidores de uva in natura e seus derivados, como vinho e geleia, e hoje recebe cerca de cem mil visitantes. Temos inúmeros motivos para incluir a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado”, comenta Evandro Araújo. O projeto está sendo analisada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Apenas no município, a cadeia produtiva envolve cinco mil pessoas. Evandro Araújo lembra também que a renda obtida pelos produtores, na sua maioria, pequenos agricultores, tem grande importância econômica e social.
A uva está entre as cinco principais frutas produzidas no Paraná. As uvas de mesa e para transformação agroindustrial representaram 4,4% do volume da fruticultura paranaense, com os parreirais distribuídos em 4,9 mil hectares. As colheitas proporcionaram 78,8 mil toneladas de uvas na safra de 2013, segundo dados do departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. (Foto: Fernando Vasconcelos)

Advertisement
Advertisement