Frente Parlamentar da Uva realiza a primeira reunião

Evandro Araújo

Começa por Marialva, Capital da Uva Fina, a primeira da série de reuniões de trabalho da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva, coordenada pelo deputado Evandro Araújo (PSC) e formada por 25 parlamentares.
A reunião será amanhã às 9 horas, na Casa da Uva.
Segundo o deputado Evandro Araújo, serão agendadas reuniões nas principais regiões produtoras do Estado – como o Norte Pioneiro, Norte Central, Sudoeste, Oeste e Região Metropolitana de Curitiba – para ouvir as demandas de produtores, sindicatos e associações representativas da atividade, além de Emater, Iapar e Secretaria da Agricultura dos municípios.
“Vamos ouvir as demandas de cada região produtora e estudar ações de fortalecimento para o setor de viticultura no Paraná, onde a uva está entre principais frutas em valor bruto da produção”, comentou Evandro Araújo. A criação da Frente foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná, a pedido do parlamentar.
O município de Marialva, onde acontecerá a primeira reunião de trabalho, consolida, a cada ano, a posição de maior produtor de uva fina do Paraná, com mais de 50% da produção do Estado. Marialva se diferencia por ter duas safras ao ano. É o principal produto agrícola do município com aproximadamente 30 mil toneladas produzidas em 2014 por cerca de 800 produtores. A cadeia produtiva da uva fina envolve seis mil pessoas no município.
No Paraná, as Uvas de mesa e para transformação agroindustrial representaram 4,4% do volume da fruticultura paranaense, com os parreirais distribuídos em 4,9 mil hectares. As colheitas proporcionaram 78,8 mil toneladas de uvas na safra de 2013, segundo dados do departamento de Economia Rural (DERAL) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Advertisement
Advertisement