Viapar participa da soltura de peixes no Parque Alfredo Nyfeller

Diadorio

O Parque Alfredo Nyffeler, o antigo Buracão da Vila Morangueira, em Maringá, possui um dos maiores lagos do município, cujas nascentes dão origem ao ribeirão Morangueira, um dos afluentes do rio Pirapó.
O local foi o recanto escolhido para sediar na manhã desta segunda-feira, a abertura da Semana do Rio, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente.
Representada pelo engenheiro de Meio Ambiente Guilherme Giandon e o assessor de Comunicação Marcelo Bulgarelli, a Viapar participou da solenidade, que foi seguida da soltura de 10 mil peixes de espécies nativas. 
A concessionária de rodovias é uma das apoiadoras do evento, que prevê destinar um total de 40 mil alevinos durante a Semana – sendo outros 10 mil na próxima quarta-feira na bacia do Pirapó e 20 mil na sexta-feira no rio Ivaí. “É o nosso compromisso num evento tão importante como esse”, comentou o engenheiro Guilherme Giandon, engenheiro de meio ambiente da Viapar.
A cerimônia contou com a presença de estudantes, populares e várias autoridades, entre as quais o vice-prefeito Cláudio Fernandi e o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo.
De acordo com o secretário, Maringá tem sido exemplo de preservação ambiental, com seus 28 córregos e fundos de vale recebendo investimentos por parte do poder público, alguns dos quais em parceria com a iniciativa privada. “Estamos implantando matas ciliares e fazendo o repovoamento dos córregos”, destacou. Araújo disse ter participado há alguns dias de um simpósio sobre meio ambiente em Campinas (SP), oportunidade em que foi discutida a situação cada vez maior de falta de água em várias regiões do país. “A sociedade precisa fazer a sua parte e é isto o que se vê aqui nesta manhã”, comentou, assinalando que a presença de estudantes é importante para reforçar junto a eles a consciência ambiental.
Centenas de alunos do Colégio Estadual João de Faria Pioli participaram do evento. A diretora geral Joana Benta Peres frisou ser preciso, ainda, “avançar muito na questão ambiental, principalmente na destinação do lixo”.
Visitando Maringá, a coordenadora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes Rio), Natacha Brenner, elogiou o trabalho realizado na cidade, afirmando que “cada um tem a sua parcela de responsabilidade, não podemos ficar esperando que os outros façam por nós”.
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi destacou a importância da qualidade da água e dos peixes para a sobrevivência da humanidade, prevendo que, no futuro, o meio ambiente será o recurso mais reclamado. “A preservação somente será possível por meio da educação”, observou.
Estudantes tiveram a oportunidade de participar diretamente da soltura dos peixes, pegando nas mãos exemplares adultos de “cascudos”, que levavam para a água. Cristiane Alves, de 14 anos, disse que “foi uma experiência interessante e positiva”. O aposentado Antonio Mauro, que mora na vizinhança, também foi acompanhar a programação. Ele ajudou a soltar alguns “cascudos” e só lamentou que o neto não estivesse ali, para também participar: “Temos que fazer isto sempre, a natureza agradece”.
“Para a Viapar é uma oportunidade de contribuir para uma causa tão importante”, comentou o assessor de Comunicação da empresa, Marcelo Bulgarelli. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement