Kaltoé na Expo Novelas da Globo

Ary-Fontoura---Kaltoe

De novo o maringaense Kaltoé foi um dos cartunistas escolhidos para mostrar seu trabalho na capital paulista. Desta vez ele integra a exposição que vai homenagear os 50 anos de novelas da Rede Globo. Ele é o autor do desenho do também paranaense Ary Fontoura.
A exposição começa na próxima sexta-feira no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), com mais de 90 desenhos. 
A mostra fica por um mês na Galeria Marta Traba, do Memorial, com entrada gratuita. Na abertura da exposição o artista plástico Wilson Iguti fará uma escultura de caricatura ao vivo de um astro de novelas.
Personagens como Sinhozinho Malta, Escrava Isaura e Odorico Paraguaçu também são lembrados. É a história das novelas vista pelos traços dos maiores cartunistas brasileiros. “A caricatura é a arte mais popular que existe. São estilos diferentes que se encontram para agradar a um público que vai do neto ao avô. Uma festa para a família se divertir e se informar da história dessa arte de representar a sociedade que é a novela”, afirma o jornalista e cartunista José Alberto Lovetro (JAL), curador da mostra.
“As novelas são parte da nossa cultura popular e peça importante para a nossa dramaturgia. Tantos romances, dramas que fazem o público ficar vidrado na frente da televisão. É muito interessante vê-las, de certa forma, recriadas em outra arte, em caricaturas, que ressaltam características tão peculiares de atores, atrizes e personagens, que nos faz relembrar momentos emocionantes e tornam as novelas ainda mais inesquecíveis”, completa João Batista de Andrade, presidente da Fundação Memorial da América Latina.
Alguns desenhistas que estarão na exposição com suas obras: Abel Costa; Alecrim; Alexandre Santos; Alpino, Amarildo; Amorim; Andre HQ; Ariel; Baptistão; Benjamim Cafalli; Biratan Porto; Bruno Comotti; Bruno Honda; Cassio Manga; Da Costa; Danilo Marques; Dela Corte; Dino Alves; Eder Santos Edson Guedes; Elihu; Evandro Carlos Olante; Fernandes; Ferreth; Fraga; Glen Batoca; Gustavo G; Izânio Façanha; Jal; J Bosco; Jota; Júnior Lopes; Kaltoé, Lézio Jr.; Marcelo Graphics; Marcos Venceslau; Mauro Miranda; Moisés; Mônica Fucshuber; Natália Forcat; Nei Lima; Osvaldo Pavanelli; Paffaro; Rafel Grande; Roberval Salles; Roberto Kroll; Rogério Soud; Sergio Gomes; Thyago, Ulisses; Verônica Saiki; Wal Alves; Waldez; Walter Toscano; William Medeiros; Wilson Caldana e Wilson Iguti.

Advertisement
Advertisement