Censura: UEM exclui artigo de professora de informativo

Informativo

A administração Mauro Luciano Baesso/Julio César Damasceno, reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá, censurou um artigo da professora Aparecida de Fatima Peres, intitulado “Sobre cuspir no prato em que se come e ser leal e ético”, que fala sobre a relação entre instituições e servidores.
O texto havia sido incluído na página 2 da edição original, finalizada na quinta-feira da semana passada. Agora, sumiu, como se nunca tivesse existido ou houvesse sido publicado.
O artigo, que o blog reproduziu no último sábado, chegou a ser disponibilizado no site da UEM, mas foi retirado horas depois. Só voltou a aparecer ontem, dia de nova publicação, junto com o novo informativo. Para a surpresa de quem acha que universidade é casa de pluralidade de opiniões, não constava a opinião da professora; na página 2 entraram notas e três matérias.
O artigo, considerado neutro, segundo leitor pelo jeito serviu não como carapuça, mas como burca para a administração da UEM. Este blog disponibilizou a edição original, sem censura – aqui.

Advertisement
Advertisement