Projeto facilita realização de exame para detectar infarto

Evandro Araújo

O deputado Evandro Araújo (PSC) apresentou projeto tornando obrigatório o exame de troponina em pacientes que chegarem ao pronto atendimento, na rede pública de saúde, com sintomas de infarto agudo do miocárdio (IAM).
A troponina cardíaca é uma proteína específica do tecido cardíaco e quando ocorre o rompimento das células deste tecido no infarto, esta substância é liberada na corrente sanguínea.
O teste rápido de troponina identifica tal substância nas primeiras horas após a ocorrência da lesão no coração, o que possibilita a precisão no diagnóstico e intervenções no menor tempo possível, podendo salvar a vida do paciente.
As doenças cardiovasculares, também chamadas de doenças do coração, são a primeira causa de morte no Estado. No ano passado, 4.885 pessoas morreram de infarto agudo do miocárdio no Estado. Desses, 2.878 pessoas são homens e 2.007 são mulheres.
“O projeto tem a finalidade de evitar que o paciente seja liberado da unidade de pronto atendimento sem receber a devida assistência para o diagnóstico do Infarto agudo do miocárdio, já que os sintomas nem sempre são claros”, comenta o parlamentar.
Segundo informações levantadas pelo deputado Evandro Araújo junto aos profissionais de saúde, o exame é barato, rápido e pode ser feito pelo profissional que está atendendo o paciente. Em curto espaço de tempo pode detectar se a pessoa está em processo de infarto. (Foto: Pedro Oliveira/Alep)

Advertisement
Advertisement