Café da manhã

Representantes de instituições da sociedade civil de Maringá foram convidados para um café da manhã com o arcebispo dom Anuar Battisti, nesta segunda-feira, às 7h30, na Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier.
A proposta é que lideranças maringaenses façam uma análise sobre a presença da Igreja Católica na cidade.
A Arquidiocese de Maringá quer saber o que a sociedade organizada espera da atuação da Igreja nas dimensões espiritual, ecumênica, social, política e cultural.
O levantamento será usado para a formulação do 24º Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá para os anos de 2017 a 2020.
“O Plano da Ação Evangelizadora é um projeto para ações sobre sua atuação pastoral nos municípios que compreendem a nossa arquidiocese. Por isso queremos ouvir a sociedade. É a primeira vez que fazemos isso, o que consideramos um avanço. Estamos atendendo a um pedido do papa Francisco, que quer ‘uma Igreja em saída’, que dialogue com a sociedade”, comenta padre Israel Zago, que faz parte da coordenação da Ação Evangelizadora.
Em agosto deste ano a Arquidiocese de Maringá encaminhou uma carta consulta para diversas entidades de Maringá e dos outros 26 munícipios que fazem parte da circunscrição da arquidiocese, com proposta de colher dados para a elaboração Plano da Ação Evangelizadora.
“Dentro de todo esse processo de planejamento da prática de evangelização da Igreja não basta olhar aquilo que está em nosso interno, mas é necessário ver aquilo que nos é externo. Por isso, um dos passos de todo esse planejamento é a consulta a pessoas da sociedade sobre a caminhada e a atuação da Igreja em nossa arquidiocese. Queremos contar com esta avaliação a fim de que a ação de nossa Igreja seja eficaz e que sua presença seja, de fato, um sinal de esperança a todas as pessoas”, diz o arcebispo dom Anuar Battisti.

Advertisement
Advertisement