‘Informativo da censura’ tem psicóloga como jornalista responsável

A psicóloga Daniele Almeida Duarte está se recuperando da dengue. Para quem não sabe, ela é a assessora de Comunicação Social da UEM desde que a jornalista Marialva Taques deixou o cargo, em julho passado.
A substituição não foi divulgada à comunidade externa, e só fica sabe da mudança quem verifica o expediente do Informativo UEM, aquele onde houve recentemente o primeiro caso de censura a um artigo de opinião da história da UEM. Daniele assina o informativo como jornalista responsável, embora seja doutoranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia Unesp, campus de Assis (SP).
Não é comum alguém que não tenha o registro de jornalista profissional no Ministério do Trabalho assinar publicações, especialmente em entidade pública. O fato contraria orientação da Associação Nacional dos Editores de Revistas, que recomenda “um jornalista responsável com MTb para os títulos publicados” pois “dá mais segurança e credibilidade” à publicação.
Embora não seja a primeira não-jornalista a assumir o cargo, indicada pelo reitor Mauro Baesso, a inovação se dá por conta de que não é um jornalista que assina como responsável. E, como bem observou leitor, quando faz concurso para contratar profissionais a UEM faz questão de que a pessoa tenha, além de MTb, diploma na área de comunicação…

Site

A propósito: independentemente de quem ocupa o cargo, até agora o site da UEM continua relegado. Vai para dez anos que está em manutenção. Parece ter aprendido com o site da SBMG/Aeroporto Silvio Name Junior.

Advertisement
Advertisement