Vereadores rejeitam criação do cargo de cuidador infantil

Câmara

A Câmara de Maringá aprovou na sessão de ontem à noite, por unanimidade, a emenda proposta pelo vereador Humberto Henrique (PT), subscrita pela maioria dos vereadores, que suprimiu artigos que criavam 500 vagas para o cargo “cuidador infantil” e cortavam 300 do cargo “auxiliar educacional”.
O projeto original, apresentado pela Secretaria Municipal de Educação, foi rechaçado por professores e estudantes da UEM. Eles lotaram o plenário da Câmara para acompanhar a votação.
Na prática, segundo análise do vereador, a administração municipal queria substituir a contratação de profissionais com formação superior e qualificação, por funcionários com apenas o ensino médio, para desenvolver atividades com as crianças, inclusive as especiais. “O que eles querem com isso é zerar as filas, mas vão deixar as crianças sob cuidados de pessoas sem formação para essa atividade”, avaliou.
Com a decisão, permanece como está atualmente. A prefeitura deverá continuar contratando profissionais com qualificação para todas as atividades a serem desenvolvidas dentro das salas de aula dos centros de educação infantil e escolas municipais.

Advertisement
Advertisement