34% das câmaras ainda não informaram sobre julgamento das contas de prefeitos

Até o final da tarde de ontem, 137 câmaras municipais do Paraná ainda não haviam enviado ao Tribunal de Contas do Estado informações sobre o resultado do julgamento das contas dos prefeitos referentes aos oito últimos exercícios financeiros. Das 399 casas legislativas do Estado, 202 já responderam o questionário (66% do total).
Outras 68 (17%) iniciaram o preenchimento e 69 (17%) ainda não abriram o questionário eletrônico enviado pela Diretoria de Execuções do Tribunal.
No último dia 26 o presidente do TCE-PR, Ivan Bonilha, encaminhou ofício ao Poder Legislativo dos 399 municípios paranaenses, dando prazo de 30 dias para o envio das informações. No e-mail de cada câmara cadastrado no sistema do Tribunal foi enviado o link para o preenchimento do formulário que trata do julgamento das contas do Poder Executivo pela respectiva câmara.
“Com a medida, buscamos aumentar a cooperação entre os órgãos de controle municipal – câmaras e Tribunal de Contas. O Tribunal está monitorando o andamento dos preenchimentos e esclarecendo as dúvidas dos responsáveis por esse trabalho nas câmaras”, explica o diretor da DEX, Marcelo Lopes. O objetivo da medida é verificar o atual estágio desses julgamentos e aferir a efetividade na adoção das conclusões do TCE-PR expressas nos pareceres prévios.
Após o trânsito em julgado da prestação de contas anual do prefeito, o TCE-PR encaminha seu parecer (recomendando a aprovação, aprovação com ressalvas ou desaprovação das contas) à respectiva câmara municipal. A legislação determina que cabe aos vereadores fazer o julgamento definitivo das contas. Mas é função do Tribunal de Contas enviar o resultado desse julgamento à Justiça Eleitoral. Para desconsiderar a conclusão do parecer do TCE são necessários dois terços dos votos dos vereadores.
A DEX orienta que a câmara que não recebeu o e-mail deve entrar em contato pelo Canal de Comunicação, utilizando o Assunto “Execuções”, ou pelo telefone (41) 3350-1707. (TCE-PR)

Advertisement
Advertisement