Canção de Ninar 2016

Canção de Ninar

Com o objetivo de oferecer informações para uma gravidez mais tranquila e os cuidados em relação ao bebê, a Unimed Maringá mantém o programa Canção de Ninar que, a cada dois meses, reúne casais em preparativos para o nascimento do filho, para palestras com profissionais de diferentes áreas.
“Trabalhamos de forma dinâmica para que eles tenham um bom aprendizado”, comenta a enfermeira Érica Barroco Siqueira Ferreira.

Na noite de quarta-feira (20/01), 40 gestantes – a maioria acompanhada dos maridos -, se reuniram no auditório do Centro Integrado de Assistência à Saúde Unimed (Ciasu), sede da cooperativa médica, para acompanhar a simulação de uma prática que preocupa principalmente os pais de primeira viagem: o banho no bebê. Após a aula, que dura cerca de uma hora, cada casal recebe como presente um álbum personalizado para as fotos da criança e, antes de ir embora, faz uma avaliação sobre o curso.
Segundo Érica, que comandou o último encontro do curso, as dúvidas dos casais são basicamente sobre os cuidados com o umbigo, a higienização, entre outros aspectos. A enfermeira explicou que os pais devem escolher um local tranquilo e arejado e ter por perto todos os utensílios necessários para o banho e também a roupa para trocar. “O ideal é a que água esteja em uma temperatura agradável”. Ela comentou também sobre o banho de balde, uma técnica utilizada para acalmar o recém-nascido. “O procedimento deve durar uns 15 minutos, tempo suficiente para deixá-lo tranquilo e relaxado”.
Aos quatro meses de gravidez, a engenheira agrônoma Cássia Hashimoto, 38, vive a primeira gestação. Sobre o curso, ela comentou que as informações foram importantes. “São dicas muito valiosas, gostei também das palestras sobre os primeiros cuidados com o bebê e a amamentação”, complementa. Seu marido, o chefe de cozinha João Maria da Silva, 38, é pai de João Vitor, 9, filho do primeiro casamento. “A emoção se renova, estamos muito felizes”, disse ele.
A três meses do nascimento de Otávio, a analista de marketing Apolyanna Camargo, 24, e o marido dela, o programador David Corbetta, 25, afirmaram estar “na maior expectativa” e quiseram participar do curso para obter informações sobre os cuidados. “Toda orientação é bem-vinda”, relatou David. “Foi tudo muito bom”, pontuou Apolyanna.
O curso é aberto também para casais que não são clientes da cooperativa médica, caso de Walter e Andreia Takeda. Grávida de sete meses de Isabella, a contadora Andreia Melina Takeda, 34, disse que ficou sabendo do curso por indicação de uma amiga. “Valeu a pena a experiência, aprendemos muito”. O agricultor Walter Takeda, 41, acompanhou a esposa em todos os encontros e resumiu: “A equipe de profissionais é ótima, vale a pena participar”.
Com o aumento na procura pelo curso Canção de Ninar, a equipe da Medicina Preventiva (MEP) da Unimed Maringá precisou abrir duas turmas, uma às 19h e outra às 20h. “Estamos surpresos com o sucesso do programa”, comenta a enfermeira Érica Barroco Siqueira Ferreira. Segundo ela, há uma lista de espera de 23 gestantes para a segunda edição, em março. “Sempre temos um feedback muito positivo dos participantes”.
No primeiro encontro, dia 18, as futuras mães receberam esclarecimentos da psicóloga Aline Mesquita, que abordou os aspectos psicológicos da gravidez. Por sua vez, a enfermeira Érica Ferreira falou sobre o aleitamento materno e os cuidados a serem tomados na hora de amamentar. Na terça-feira, 19, a nutricionista Paula Perly explicou sobre as mudanças corporais e, por fim, a pediatra Cristina Herrera comentou a respeito dos principais cuidados com o recém-nascido.
Desde o início em 2009, estima-se que cerca de 2,5 mil gestantes tenham passado pelo Canção de Ninar. O curso é aberto a clientes Unimed e também para a comunidade. As inscrições para a segunda edição, em março, já estão abertas, e podem ser feitas por meio do telefone (44) 3227-2724. A equipe do curso recomenda que a gestante participe dos encontros a partir da décima sexta semana de gestação. (Flamma)

Advertisement
Advertisement