Jacovós na Operação Cangaço

O delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (com sede em Apucarana), José Aparecido Jacovós, no vídeo acima, dá início à Operação Cangaço, em Ortigueira, na última quinta-feira.
Pré-candidato a prefeito de Sarandi pelo PDT, ele foi escolhido pela cúpula da segurança pública estadual para participar da ação contra os marginais.
Deflagrada pelo Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, com apoio das polícias Civil e Militar, a operação desmontou um grupo criminoso que roubava caixas eletrônicos, inclusive o ocorrido na segunda-feira passada em Curiúva, que teve repercussão mundial.
A operação teve como objetivo cumprir 22 mandados de prisão e outros 44 de busca e apreensão. O balanço final foi de 21 suspeitos presos, entre eles um funcionário público da Prefeitura de Ortigueira. Ele é suspeito de operar as máquinas retroescavadeiras em um dos assaltos. Fabiano de Jesus Pereira Ortis, 27, considerado um dos líderes da quadrilha, foi morto durante a operação. Ele reagiu à presença da equipe, foi baleado e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, os policias apreenderam uma metralhadora e uma pistola .40.
Além de Ortigueira, a operação aconteceu em Telêmaco Borba, Imbaú, Faxinal, Lerroville, Mauá da Serra e Londrina. De acordo com o balanço da ação, foram apreendidas 15 armas, sendo uma submetralhadora, além de pistolas calibre 12 e 40. Também foram retirados de circulação drogas, carros, munições, farda camuflada, balança de precisão, uma grande quantidade de cigarro, celulares, pendrive, máscaras e computadores.
A operação reuniu mais de 200 policiais militares e civis das mais diferentes unidades de segurança. Vinte e dois bancos e uma agência dos correios foram assaltados pela quadrilha em 16 ações.

Advertisement
Advertisement