Estradas mais cheias

Começam hoje e prosseguem até terça-feira em todo o Brasil as festividades de carnaval. Por conta disso muitas pessoas devem aproveitar para viajar, fazendo com que o fluxo de veículos nas rodovias aumente, pelo menos nos segmentos paranaenses.
A estimativa da concessionária Viapar, responsável pela administração de estradas nas regiões norte, noroeste e oeste do estado, é que o movimento aumente 15% já partir das 16 horas desta sexta-feira. O volume também deve ser intenso durante todo o sábado e, no retorno, no dia de carnaval.

O segmento mais movimentado deve ser a BR-376, sentido Maringá/Paranavaí e Maringá/Apucarana. E para que o usuário fique menos tempo parado em filas, nesta semana, a concessionária liberou mais duas novas pistas (uma por sentido) na praça de pedágio de Presidente Castelo Branco. “É uma importante intervenção que vai agilizar a passagem dos veículos neste local. A unidade estava em obras desde o ano passado e foi concluída nessa semana já pensando no conforto dos motoristas e passageiros para período de Carnaval”, destacou o supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da empresa, Ronaldo Parpinelli.
E para que a viagem seja ainda mais tranquila e segura a orientação da empresa é que os motoristas façam a revisão dos veículos e respeitem as leis de trânsito. “Também é muito importante não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir, transportar as crianças em cadeirinhas e o principal: ter consciência. Um ato impensado pode provocar um grave acidente e custar à vida de inocentes”, alertou Parpinelli, lembrando que a concessionária disponibiliza equipes de socorro médico e mecânico durante as 24 horas, caminhão pipa e boiadeiro.
Além destes cuidados, é importante que a viagem seja programada. Tanto o movimento como o clima podem ser visualizados nas câmeras da empresa disponibilizadas no site [www.viapar.com.br]. Outra recomendação é que, de tempo em tempo, os motoristas realizem paradas para descanso – para isso a Viapar oferece várias unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) com local para descanso climatizado, banheiros, fraldário, bebedouro, internet e uma atendente para esclarecer possíveis dúvidas.
A concessionária também alerta aos usuários que vão utilizar a PR-444 que a rodovia ainda continua interditada na altura do quilômetro 1,3. Para prosseguir viagem os motoristas devem seguir o fluxo pelo centro de Arapongas ou Apucarana.

Advertisement
Advertisement