Biometria chega a Sarandi

Biometria

Os eleitores de Sarandi, a segunda maior cidade da micro-região 9, votarão na eleição municipal deste ano já utilizando o sistema de biometria. A implantação será oficializada no próximo dia 2, uma quarta-feira, às 10h30.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, e a juíza eleitoral Ana Isabel Antunes Mazzotini Ramos, da 206ª Zona Eleitoral, estiveram hoje com o prefeito Carlos Alberto de Paula (PDT) para dar a informação.

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.
Segundo TSE, a Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.
Quando todo o eleitorado de Sarandi estiver cadastrado biometricamente o município estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.

Advertisement
Advertisement