Governo Richa não quer prestar contas de revista sobre… prestação de contas

A base governista na Assembleia Legislativa rejeitou, por 26 votos a 15, requerimento de pedido de informações da oposição sobre quanto o governo estadual gastou com a produção de uma revista de prestação de contas que começou a circular na semana passada, intitulada “Paraná – trabalho, respeito e cidadania”.
Os deputados estaduais Evandro Junior (PSDB) e Dr. Batista (PMN) não votaram; a deputada Maria Victória (PP) votou contra o requerimento.

“O governo Richa insiste em falar em transparência e respeito com o dinheiro público, mas isso fica só no discurso, não se traduz na prática. Onde está a transparência quando a base governista rejeita um pedido de informações sobre quanto de dinheiro público foi gasto na revista de prestação de contas?” questionou o deputado Requião Filho, líder da oposição.
Além de pedir os gastos com a publicação, que tem 134 páginas, todas coloridas, e foi impressa em papel de alta qualidade, a oposição solicitou cópia da licitação e questionou os motivos da publicação não conter expediente com a tiragem (número de exemplares que foram impressos), gráfica responsável, jornalista responsável e critérios e métodos de distribuição.
“O Paraná precisa saber quanto custou essa generosa propaganda para alardear feitos que não aconteceram. O material sequer tem o jornalista responsável. Por que não assinaram a revista? Será que é porque sabem que estariam assinando uma mentira?”, criticou Nereu Moura (PMDB).
Segundo Requião Filho, a revista traz um Paraná que não existe. “O Paraná mostrado pelo governo Richa é um estado de mentira, que não passa de propaganda”. Nereu Moura apontou as incoerências dos números mostrados na publicação. “O governo diz que gastou R$ 9 bilhões em saúde. Para onde foi este dinheiro? Qual novo hospital o governo construiu?”.
Além de Requião Filho e Nereu Moura, assinaram o requerimento os deputados Anibelli Neto (PMDB), Tadeu Veneri, Professor Lemos e Péricles de Mello (PT), Gilberto Ribeiro (PSB) e Pastor Edson Praczyk (PRB).

Advertisement
Advertisement