Anderson Furlan deixa a presidência da Apajufe

Anderson Furlan

A juíza Patrícia Daher Lopes Panasolo assumirá substituirá o maringaense Anderson Furlan (foto) na presidência da Associação Paranaense dos Juízes Federais para o mandato 2016/2017. A posse será na próxima segunda-feira e Patrícia será a primeira presidente empossada da história da associação.
Antes dela, o cargo foi ocupado por Flávia Xavier, que era vice-presidente na gestão 2008/2009, em razão do afastamento do juiz Erivaldo Ribeiro do Santos para ocupar outro cargo. Na gestão que começa, o vice-presidente será o juiz Nicolau Konkel Junior, ex-diretor financeiro da Apajufe.

Furlan, que também esteve à frente da Apajufe em 2010 e 2011, e que foi vice-presidente da entidade em 2004 e 2005, faz um balanço positivo da gestão 2014/2015. Para ele, a Apajufe conseguiu servir e defender o associado. Exemplo disso é a aprovação do pagamento de acúmulo de jurisdição para os juízes que efetivamente vivem essa situação. Outro saldo da gestão foi a reestruturação interna envolvendo a aquisição de softwares de gestão financeira, a instalação de novos servidores e a reforma da Escola da Magistratura Federal do Paraná, que seguirá sob a direção de Bianca Arenhart Munhoz da Cunha. Com mais de 3 mil alunos matriculados em 100 cursos, a sede do Paraná é hoje a maior escola de magistratura do Brasil.
Do ponto de vista das causas permanentes, Furlan destaca que, embora ainda prossiga a batalha pelo julgamento da liminar que impede a instalação de novos tribunais federais, a Apajufe conseguiu que os cargos que seriam criados nos Tribunais Regionais Federais (TRFs) existentes sejam direcionados para câmaras regionais dos estados que pleiteiam um TRF próprio, como é o caso do Paraná. “Esperamos que seja um embrião dos novos TRFs”, declara Furlan. O juiz destaca ainda, dentre as ações da gestão que termina, o apoio da Apajufe às dez medidas propostas pelo Ministério Público Federal contra a corrupção, inclusive com a divulgação de um vídeo no Youtube. (Via OAB)

Advertisement
Advertisement