Jovens empreendedores capazes de transformar o país

junior

O Movimento Empresa Júnior surgiu na França, em 1967, possuindo como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas de vivência empresarial, chegando ao Brasil em 1988.
As empresas juniores pioneiras no Brasil foram na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade Federal da Bahia, valendo ressaltar que o MEJ também se expandiu para outros países de todo o mundo.
Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida exclusivamente por estudantes do ensino superior. Cada empresa é formada de acordo com o curso de graduação exercido, trabalhando dentro de suas áreas de atuação. Todo e qualquer empresário júnior, não importando a função, não recebe nenhum tipo de remuneração pelo serviço prestado.
O Movimento cresceu muito no Brasil e, hoje, além das empresas em si, existem órgãos regulamentadores tanto a nível estadual, como a Fejepar (Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná), quanto a nível nacional, como a Brasil Júnior. Também cabe a essas instituições a representação dos interesses do Movimento na sociedade.
Mesmo não tendo fins lucrativos, os projetos desenvolvidos possuem um valor, embora esteja muito abaixo do cobrado por empresas sêniores do mesmo setor. Este dinheiro é utilizado de duas formas: a primeira é a manutenção e o cumprimento de todos os compromissos da empresa, como impostos ou quaisquer outros gastos ligados ao seu funcionamento; a segunda forma, considera a mais importante, é a que diz respeito ao investimento em capacitação dos membros por meio da promoção de cursos e palestras, ou até mesmo pelo incentivo à participação em eventos do próprio MEJ.

Extensão – O Movimento Empresa Júnior, no Brasil, possui 1200 empresas, sendo elas dispersas por 16 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
27 mil empresários juniores compõem o Movimento. Estes estão espalhados em empresas nas áreas de Engenharias Civil, de Produção, Química, de Alimentos, Ambiental, Mecânica e Mecatrônica, além de Farmácia, Secretariado Executivo, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Geografia, Ciências Biológicas, Turismo e outras, desenvolvendo cerca de 2,5 mil projetos por ano. O MEJ é responsável por uma parcela da arrecadação do PIB brasileiro, toda ela girando em torno da casa dos milhões.

Paraná – No Paraná existem mais de 70 Empresas Juniores. As cidades que possuem empresas são Londrina (Universidade Estadual de Londrina), Curitiba (Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnologia do Paraná-Curitiba), Pato Branco (Universidade Tecnológica do Paraná-Pato Branco), Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Maringá (Universidade Estadual de Maringá e Pontifícia Universidade Católica).
Em Maringá existem 17 empresas juniores, sendo elas: Dinâmica Consultoria (Engenharia de Produção); Adecon (Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração); Agro Jr. (Agronomia); Criative Jr. (Comunicação e Multimeios); Congeo Jr. (Geografia); Conseq (Eng. Química); Conset (Secretariado Executivo Trilíngue e Letras); Empea Consultoria (Eng. de Alimentos); Empec (Eng. Civil e Arquitetura e Urbanismo); Empef (Educação Física); Estats (Estatística); Inovatech (Eng. Mecânica e Elétrica); Psique (Psicologia); Salus Consultoria (Biomedicina); Teófilos (Farmácia); e Zoo Jr. (Zootecnia), todas estas na UEM. Além destas, existe também a PUC Jr (Direito), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Eventos – Ocorrem, anualmente, encontros de empresários juniores. No Paraná existe o evento Paraná Júnior, a nível estadual, que por 3 dias traz palestras com temas variados, entre eles empreendedorismo, gestão de empresas, motivação e liderança. Além disso, as EJs apresentam práticas internas de gestão. Existe também o Esej (Encontro Sul Brasileiro de Empresas Juniores), que reúne cerca de 800 congressistas e, a nível nacional, o Enej (Encontro Nacional de Empresas Juniores), que no ano passado ocorreu em Brasília, capital federal, no período de 13 a 17 de agosto, contando com a participação de 2200 empresários juniores. Além destes todos, ocorrem eventos a nível municipal e até a nível mundial. Em 2016 ocorrerá o JEWC (Junior Enterprise World Conference ou Conferência Mundial de Empresa Juniores) em Florianópolis no mês de julho.

Dinâmica – A Dinâmica Consultoria é uma empresa formada por acadêmicos do curso de Engenharia de Produção com sede na Universidade Estadual de Maringá. Os projetos são realizados com a orientação de professores, trabalhando nas 21 áreas de atuação da empresa, entre elas Plano de Negócio, Gestão por Processos, Administração de Recursos Humanos, Logística de Transportes, Layout e PPCP. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement