CPI tem novas assinaturas

O escândalo de corrupção na Receita Estadual, deflagrado pela Operação Publicano, poderá ser objeto de investigação na Assembleia Legislativa a partir das próximas semanas.
A bancada de oposição obteve hoje mais quatro assinaturas para o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito da Receita, chegando a 16 apoiamentos. Uma das novas assinaturas é do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), de Marialva. Até agora, nenhum deputado estadual por Maringá assinou o pedido. Ao todo são necessárias 18 assinaturas para instaurar a comissão.

De acordo com as investigações do Ministério Público, auditores corruptos identificavam empresas que deviam impostos para o Estado e cobravam propina para reduzir ou anular o valor das dívidas. Levantamento realizado pelo próprio órgão indica que o prejuízo causado aos cofres públicos chega a quase R$ 1 bilhão.
Segundo o principal delator da Operação Publicano, Luiz Antônio de Souza, parte dos recursos desviados abasteceu a campanha do governador Beto Richa (PSDB) em 2014. Na sexta-feira, o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou a abertura de inquérito para investigar o envolvimento do governador no esquema.

Deputados estaduais que assinaram o pedido de abertura da CPI da Receita Estadual:

Ademir Bier (PMDB)
Anibelli Neto (PMDB)
Chico Brasileiro (PSD)
Cláudio Palozi (PSC)
Evandro Araújo (PSC)
Gilberto Ribeiro (PRB)
Gilson de Souza (PSC)
Márcio Pacheco (PPL)
Nelson Luersen (PDT)
Nereu Moura (PMDB)
Paranhos (PSC)
Péricles de Mello (PT)
Professor Lemos (PT)
Requião Filho (PMDB)
Tadeu Veneri (PT)
Tercílio Turini (PPS)

Advertisement
Advertisement