44ª Expoingá é lançada em clima de celebração e otimismo

O deputado federal Odílio Balbinotti foi homenageado

A Expoingá 2016 – 44ª Exposição e Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Maringá e 21ª Edição Internacional – foi lançada oficialmente ontem à noite, em meio a discursos otimistas.

A largada para a realização, de 5 a 15 de maio, de um dos maiores e mais importantes eventos da agropecuária e de negócios do Brasil, reuniu cerca de mil convidados no Centro de Eventos do Parque de Exposições.

Nesta edição, a Expoingá traz como tema a “Tecnologia para Todos”, para reafirmar a relevância da inovação tecnológica no campo, presente em máquinas agrícolas e implementos de última geração, na biogenética, outros produtos e serviços que facilitam o nosso dia a dia. “A tecnologia é aliada do campo e da cidade no desenvolvimento de toda nossa vida. Nosso objetivo com este tema é trazer uma reflexão sobre a importância das inovações estarem a disposição de todos e para todos”, comenta a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo.

Há 44 anos, a Expoingá se consolida como importante vitrine de negócios, lazer, entretenimento e como fonte geradora de empregos e lucro para Maringá e todos os expositores, oriundos de vários estados brasileiros e até de outros países. E o seu prestígio se mostra a cada edição, já no lançamento, autoridades de todas as esferas compareceram à solenidade, além de diretores, conselheiros e sócios da Sociedade Rural de Maringá, entre outros convidados. Maria Iraclézia de Araújo destacou a presença e participação de todos e falou sobre a vitoriosa união entre o campo e a cidade, para o sucesso da Expoingá.

“É com grande satisfação que recebemos todas estas autoridades e amigos presentes, saudando a cada um de vocês de maneira muito especial. A união entre campo e cidade, tecnologia e trabalho humano é que tem garantido a Expoingá todo este sucesso. Esperamos mais uma vez excelentes números em 2016, por que sabemos que nossa feira é capaz de alcançá-los”, afirmou a presidente da SRM.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, a Expoingá é um ponto de encontro para negócios, visando o desenvolvimento. “Está é uma das melhores feiras do Brasil e no que pese toda a situação econômica temos no agronegócio um setor que vai muito bem e mantém nosso país crescendo. Acredito que a Expoingá 2016 será um grande ponto de acolhimento para discussões relevantes que contribuam para o desenvolvimento de nossa economia”.

“A Expoingá tem tudo para ser novamente um grande sucesso. Vivemos um momento muito bom na agricultura e o Paraná contribui decisivamente para isso. Sem dúvida, exposições como esta são grandes mostras para a tecnologia de ponta e desenvolvimento de todo setor agropecuário”, comentou o superintendente federal do Ministério da Agricultura do Paraná, Daniel Gonçalves Filho.

“As feiras agropecuárias são instrumentos muito importantes para o desenvolvimento econômico e social, sendo um momento de troca de experiência em todos os níveis, do pequeno ao grande agricultor ou pecuarista. É uma satisfação muito grande poder fazer parte de uma feira que tem se destacado neste sentido”, discursou o diretor presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann.

“A Expoingá bate recordes anualmente, sendo referência para nosso Brasil, é um grande prazer pode fazer parte deste evento que colabora para o desenvolvimento do agronegócio nacional, além de outros setores da economia”, ressaltou o deputado estadual, Evandro Júnior.

“O Paraná hoje é a quarta maior economia do Brasil e isto se deve muito ao agronegócio. E a Expoingá é um símbolo de sucesso para o fortalecimento deste setor em toda região, estado e país, pois o agronegócio anda na contramão da economia, sendo um grande indutor de desenvolvimento”, destacou o diretor de operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Wilson Quinteiro.

Entre as novidades, apresentadas na noite de lançamento, um aplicativo gratuito para smartphones e tablets, que em breve estará disponível nas lojas App Store e Google Play, para aparelhos com sistemas operacionais Android ou IOS (Apple). A ferramenta terá informações (mapas, agenda de shows, programação de eventos, notícias, entre outras funções) que vão ajudar os visitantes a circular mais facilmente pelos espaços do parque e aproveitar melhor todos os atrativos da Expoingá. Este ano, a feira também trará como novidade os estandes temáticos de Espaço Lazer, Fitness, Móveis, Decoração e o Food Truck.

Os shows também são atrações nacionais de sucesso aguardadas pelo público. Neste ano, se apresentarão Wesley Safadão, Luan Santana, MC Guimé e MC Gui, Pedro Paulo e Alex, Henrique e Diego, Brenno Reis e Marco Viola, Henrique e Juliano, Padre Reginaldo Manzotti, além do show teatral Madagascar e os tradicionais rodeios que prometem levantar o público na arena do parque. A Barraca Universitária, outro sucesso de bilheteria em todos os anos, será também uma grande atração de destaque na exposição.

Eventos técnicos, beneficentes, leilões, palestras, apresentações culturais, variedades gastronômicas e inúmeras atrações e novidades da indústria, comércio e serviço estarão à disposição do público durante os 11 dias da feira. Na edição anterior, a Expoingá recebeu mais de 500 mil visitantes e registrou R$ R$ 337 milhões, em geração e prospecção de negócios. Para este ano, as projeções, segundo os organizadores, são bastante otimistas de manter e até superar os números do ano anterior.

Houve uma homenagem ao ex-deputado federal Odílio Balbinotti, que trabalhou por recursos para o parque de exposições e a SRM, e um show do Abba – The History, considerado o melhor tributo ao grupo sueco, encerrou a cerimônia.

Advertisement
Advertisement