“A UEM transforma a vida das pessoas”, diz reitor

Grande Expediente 28/03/2016

Por Dálie Felberg/Alep:

O professor Mauro Luciano Baesso, reitor da Universidade Estadual de Maringá, fez um pronunciamento na sessão plenária desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná, sobre a importância da instituição para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Paraná.
Segundo Baesso, além dos 27 mil alunos, a universidade tem um papel de destaque no atendimento da população na região Norte do Estado e contempla projetos de referência como hospital-escola, ensino e pesquisa que são modelos reconhecidos até internacionalmente.

“A UEM transforma a vida das pessoas. Eu tive que trabalhar para cursar faculdade, e a UEM me deu a oportunidade de estudar, fazer mestrado e doutorado. Hoje a universidade é considerada umas das 25 melhores do país, com programas de pós-graduação e mestrado de excelência com mais de 50% dos alunos estudando à noite. Conhecimento muda a sociedade, é uma chance de mobilidade social para o acadêmico e sua família”, completou o reitor.
A participação do reitor na sessão plenária atendeu a pedido do deputado Evandro Araújo (PSC), membro titular da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Alep. “O Hospital Universitário de Maringá é uma potência e precisa manter a qualidade e crescer ainda mais. Eu não sei o que seria de Maringá e de toda a região sem a UEM e o trabalho que ela desenvolve para a sociedade”, destacou o deputado, acrescentando que aquela instituição de ensino superior é hoje uma potência que, às vésperas de completar 50 anos, merece continuar crescendo, com a devida valorização e reconhecimento.
Criada em 1969, fruto da ação de lideranças locais e estaduais que vislumbravam um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do interior do Paraná, a UEM cresceu rapidamente e assumiu sua missão na formação humana e intelectual de pessoas, além da produção científica e tecnológica. Acumulou, desta forma, um patrimônio científico, cultural e econômico considerável, que se reflete diretamente nas comunidades dos municípios onde atua, além de ultrapassar fronteiras ao produzir conhecimento capaz de alavancar o desenvolvimento, gerando emprego e renda à população. Universidade pública, gratuita e de qualidade, tem gerado dia a dia conhecimento científico, tecnológico, educacional, sendo patrimônio cultural e regional agregado à sociedade paranaense. (Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

Advertisement
Advertisement