Em Aparecida, dom Anuar critica documento da CNBB e diz que corrupção ‘sangra o Brasil’

Dom Anuar

O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, que participa 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida (SP), criticou o documento sobre a “conjuntura nacional” apresentado na abertura do evento.
Dom Anuar observou que, apesar de bem elaborado e compilado, em nenhum momento, o texto contemplou a palavra corrupção. Segundo ele, “a corrupção está sangrando o Brasil”. Ele deu entrevista ao programa Em Romaria, da Rádio Vaticano.
Ao citar o livro do Papa “O nome de Deus é misericórdia”, em que Francisco diferencia corruptos de pecadores – assim como também havia refletido na Casa Santa Marta – o arcebispo disse que vai lutar para que o documento conclusivo dos bispos ao final da Assembleia sobre a conjuntura nacional considere esta distinção.
“Eu penso que este discurso do Papa, fazendo esta distinção entre pecador, sim, corrupto, não, deveria aparecer na mensagem final da CNBB. Vou lutar por isso, para que, ao menos, apareça isso. Uma das falhas – estou falando pessoalmente – na apresentação da conjuntura nacional do Brasil, que foi muito bem feita, realmente uma análise profunda, foi que, porém, nenhuma vez nesta análise apareceu a palavra corrupção. Isso é muito sério. Falar de uma conjuntura nacional sem apontar a corrupção é uma falha tremenda. É o que está sangrando hoje o Brasil. De todos os mais de 60 políticos que já foram presos, foram todos por causa de roubo, realmente roubo”.

Advertisement
Advertisement