As câmaras que não julgam as contas dos prefeitos

Amusep contas

Divulgado esta semana, levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná revela que 46 câmaras municipais não julgaram nenhuma das contas dos prefeitos dos seus municípios referentes aos exercícios de 2007 a 2014. Outras 23 câmaras não informaram o TCE-PR sobre os julgamentos.
Na região de Maringá, neste aspecto, as câmaras municipais mais atuantes são as de Colorado, Floraí, Marialva e Mandaguaçu. As menos atuantes são as de Munhoz de Mello, Ângulo e Santa Inês. Mas o TCE vai priorizar a fiscalização da Câmara de Astorga, que simplesmente não informou sobre o julgamento das contas.
Câmaras de 110 municípios julgaram menos de 50% das contas cujos pareceres prévios foram enviados pelo TCE-PR. Os casos mais críticos são os de Ângulo, São Jorge d’Oeste e Sengés, que receberam sete pareceres sobre contas do período analisado, mas não julgaram nenhuma delas.
O levantamento, feito pela Diretoria de Execuções do TCE, aponta que das 2.238 prestações de contas que tiveram pareceres prévios emitidos pelo TCE-PR, entre 2007 e 2014, apenas 1.365 (61%) foram julgadas pelos Legislativos municipais. O estudo contou com a participação de 376 câmaras (94% do total de 399 municípios paranaenses), por meio de respostas aos questionários enviados telo Tribunal, e considerou as informações por elas prestadas até o dia 11 de janeiro. Leia mais.

Advertisement
Advertisement