Parecer condiciona pedido feito por ONG contra Gari

A Câmara de Maringá acatará (para leitura e apreciação dos vereadores) o novo pedido de constituição de Comissão Processante para discutir a cassação do mandato do vereador Luizinho Gari (PP) se a coordenadora geral do Fórum Maringaense de Mulheres, Tania Fátima Calvi Tait, que assina o requerimento, apresentar seu título de eleitor acompanhado de certidão da Justiça Eleitoral em que conste que está quite com suas obrigações eleitorais.
É o que diz o parecer jurídico assinado pelas advogadas Valéria Manganotti Oliveira, procuradora jurídica do Legislativa, e Ana Maria Brenner Silva, que integra a procuradoria. Tait foi secretária municipal de Maringá. Confira o teor do parecer:

“Trata-se de requerimento protocolado sob o n. 264, em 11/04/2016, por Tania Fatima Calvi Tait apontada como Coordenadora Geral do Fórum Maringaense de Mulheres conforme documentos por ela juntados, requerendo a instauração de comissão processante em face do vereador Luis Steinle de Araujo (Luizinho Gari) em razão de noticiada quebra do decoro parlamentar.
O Regimento Interno desta Casa de Leis prevê em seu art. 101, I, que “a denúncia escrita da infração poderá ser feita por qualquer Vereador, partido político ou munícipe eleitor, com a exposição dos fatos e a indicação das provas.” Não há previsão regimental de legitimidade ativa para pessoas jurídicas iniciarem pedidos de tal natureza. Contudo, considerando que embora o requerimento tenha sido iniciado com a menção à Associação Maria do Ingá e o Fórum Maringaense de Mulheres, o documento foi firmado por pessoa física, a qual anexou cópia de seus documentos pessoais (RG e CPF).
Ocorre que para o atendimento integral à exigência regimental, a autora do requerimento deveria ter anexado ao seu pedido cópia de seu título de eleitor e comprovante da última votação ou certidão obtida junto ao Tribunal Regional Eleitoral de que está quite com suas obrigações eleitorais, tendo em vista a exigência contida no art. 101, I do Regimento Interno desta Casa quando se refere ao “munícipe eleitor”.
Sendo assim, e para que se cumpram todas as formalidades exigidas pelo Regimento Interno, opinamos pela notificação da autora do requerimento, Sra. Tania Fatima Calvi Tait para que comprove a sua condição de munícipe eleitora, o que poderá ser feito com a apresentação de seu título de eleitor acompanhado de certidão do Tribunal Eleitoral na qual conste que a autora está quite com suas obrigações eleitorais.
É o parecer, salvo melhor juízo.
Maringá, 12 de abril de 2016.

Valéria Manganotti Oliveira
Procuradora Jurídica da Câmara Municipal de Maringá

Ana Maria Brenner Silva
Advogada da Câmara Municipal de Maringá”

Advertisement
Advertisement