Mais uma sugestão para reforma política

Depois da sugestão de mudanças para os cargos de vice, penso que no Legislativo precisamos de mudanças, também. Vereadores, deputados e senadores, no modelo atual, não nos representam devidamente.
Sugeriria duas categorias de vereadores: os legisladores e os fiscalizadores, com redução drástica de dois terços no número, de acordo com o de habitantes, com o mínimo de 3.

Em Maringá, por exemplo, poderíamos ter 7, sendo 3 fiscalizadores, que só cuidariam da fiscalização do Executivo e do próprio Legislativo, e 4 legisladores, com poderes de fiscalização, obrigatoriamente com conhecimento jurídico, ou com assessores formados na área. Acho inadmissível que uma pessoa com Ensino Fundamental, sem qualquer conhecimento jurídico e sem assessoria na área, proponha e vote leis. Os fiscalizadores passariam por prova prévia, para demonstrarem conhecimentos de contabilidade, administração, e deveriam ter, obrigatoriamente, formação na área, além de assessores com tal formação. O mesmo critério seria aplicado nas assembleias e no congresso nacional.
PS: Se fosse votar diria: ‘Pelos nosso filhos, netos. Por um futuro melhor, voto sim’. ‘Pior do que tá, não fica.’
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement