Morosidade e atrevimento

Lembra Zé Beto que quase 18 anos se passaram para que as primeiras decisões penais saíssem sobre o escândalo Ama Comurb de 1998 – aquele que levou à prisão, em 2000, Antonio Casemiro Belinati, quando prefeito de Londrina. Como ele foi beneficiado por ter mais de 70 anos e sua pena prescrever (como outros envolvidos), outros dois foram condenados pelo judiciário no Norte do Paraná: o ex-secretário de Obras Eduardo Alonso de Oliveira e o curitibano Ivano Abdo, dono das empreiteiras Iasin (sinalização) e Iacon (pavimentação asfáltica).
Eles foram condenados por crimes previstos na Lei de Licitações. Alonso recebeu pena de quatro anos de detenção em cada um dos dois processos; o empresário pegou três anos e dez meses em cada processo. Porém, e sempre há um porém, o juiz as substituiu por penas restritivas de direito: o secretário deve pagar multa de cem salários mínimos (R$ 88 mil) e cumprir 1.460 horas de serviços à comunidade em cada processo; Abdo foi condenado à multa no mesmo valor e serviços no total de 1.395 horas, também em cada processo. Mesmo com a denúncia no escândalo municipal, a empresa Iacon foi atrevida o suficiente para ser contratada como subempreiteira de outra empresa curitibana para fazer uma obra em Londrina.
PS – O próximo julgamento deste caso, que tem a ver com o pepista José Janene, envolverá a empresa maringaense Pirâmide Sinalização Ltda.

Advertisement
Advertisement