Food truck, uma das novidades

O food truck terá um espaço especial na Expoingá 2016, que acontece de 5 a 15 próximos em Maringá.
Os caminhões de alimentos, na tradução para o português, são veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições em locais públicos, sendo uma opção crescente de negócio para o mercado da alimentação e gastronomia no Brasil.

Importado dos Estados Unidos, o termo começou a ser usado há muito tempo. Em 1866, no Texas (EUA), quando o empresário Charles Goodnight transportava alimentos e utensílios em um caminhão militar adaptado, para servir refeições aos tocadores de rebanho que viajavam para manejar o gado. Com o passar dos anos, outros alimentos como o churros, pipoca e cachorro quente, operados por ambulantes em regiões de grande movimento, popularizaram a atividade comercial de alimentos em carrinhos.
Porém foi nos anos 2000 que os food trucks ganharam espaço, atualmente eles podem ser encontrados nos principais centros urbanos do mundo, como Londres, Paris, Berlim e Tóquio, servindo comida étnica, local e gourmet de qualidade a um custo acessível. Alguns empreendedores brasileiros, com acesso a estas cidades, também gostaram da ideia e trouxeram o conceito para o Brasil. Aqui o movimento ganhou força apenas no início de 2014.
Inicialmente a cidade de São Paulo foi pioneira nesse setor, com muitos empreendedores utilizando o modelo de sucesso visto fora do país. A iniciativa se repetiu em outros estados e hoje os food trucks podem ser encontrados no Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte dentre outras cidades.
Em Maringá uma lei criada em outubro de 2015 liberou a modalidade alimentícia para ser exposta nas feiras dos bairros da cidade. E a Expoingá 2016, pela primeira vez, ofertará um espaço totalmente dedicado a este segmento que proporciona diversos tipos de alimentos preparados com muita higiene, qualidade, preço baixo e carinho para todos os visitantes.
Empresas como Boteco do Neco, Porkiamos, Boi da Cara Preta, Delícias e Cia Maringá, Habanero Food Truck, Tchekebab e Cult Burger se farão presentes na Expoingá e ofertarão uma variedade de opções para os visitantes. “A presença deste espaço, focado especialmente no setor gastronômico, reafirma o compromisso da Expoingá com o desenvolvimento e apoio aos diversos segmentos da economia, além de ofertar mais uma novidade e opção alimentar ao público visitante”, comenta a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia Araújo.

Advertisement
Advertisement