Na avenida 19 de Dezembro, onda verde e onda vermelha

19 dezembro

Somente depois de concluir a avenida 19 Dezembro o secretário Laércio Barbão e seus engenheiros descobriram que não será possível sincronizar a plantação de semáforos nos dois lados da avenida ao mesmo tempo.
Irão lançar mão de um artifício já utilizado antes do binário nas avenidas centrais sem sucesso, o de privilegiar a onda verde no sentido que tiver o maior volume de tráfego.

Leitor que faz a observação pergunta: na maior parte do dia os movimentos sul-norte e norte-sul se equivalem e aí quem terá onda verde? Lembrando que a pista oposta àquela que recebe a onda verde terá uma irritante onda vermelha, isto é, os veículos irão parar em todos os semáforos daquele trecho.
Tem mais um agravante, acrescenta: os semáforos serão de três tempos, o que significa grandes tempos de vermelho e pequenos intervalos em verde. Não funcionou no centro e não vai funcionar na 19 de Dezembro, principalmente por causa do aclive, onde veículos pesados e lentos (ônibus) terão grande dificuldade em arrancar em cada semáforo.
Esta proliferação de semáforos ocorreu devido ao estreitamento dos canteiros. Com canteiros largos os veículos cruzavam a avenida em duas etapas, paravam no espaço entre canteiros para cruzar a segunda pista. Agora com canteiros estreitos isto não é mais possível e tiveram que semaforizar todos os cruzamentos.
Quem projetou a cidade há mais de 60 anos com canteiros largos já sabia disso, e hoje será que o Barbão sabe? Se não sabe, vai aprender logo logo.

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