Nishimori chefia missão econômica ao Japão

Luiz Nishimori

O deputado federal Luiz Nishimori (PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, e mais vinte participantes, entre empresários, representantes da indústria de alimentos, indústria farmacêutica e de cooperativas, partem este mês para o Japão, para a 43ª Missão Econômica e de Amizade Brasil-Japão.
Esta já é a 15ª edição em que Nishimori chefia a missão.

Desta vez a missão conta com a parceria da Federação da Industria do Estado do Paraná, que sempre busca novas alternativas, inovação e tecnologia para a indústria paranaense. A cada ano o programa é renovado e conta com a participação de diversas áreas de atuação.
Entre os participantes estão Carlos Fernando Nascimento, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, João Arthur Mohr, assessor da Presidência e Conselho de Infraestrutura da Fiep, Guido Junior Bresolin, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, e o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná, e também participantes da área do agronegócio, engenharia marítima, alimentação, educação e cooperativas.
O principal objetivo do grupo é conhecer a infraestrutura portuária e ferroviária, além de conhecer novas tecnologias para o desenvolvimento do agronegócio. Segundo Nishimori esta missão é muito importante para o Paraná “que tem um potencial enorme e já há o projeto de uma grande ferrovia que ajudará no escoamento da produção paranaense”.
Entre os locais visitados pela comitiva está a cidade de Yokohama, onde fica localizado o maior porto do Japão, também vão para o porto de Kobe, o segundo maior do país. O grupo irá fazer visitas técnicas em várias empresas do Japão, dentre elas destacam-se a J-Trec de transportes ferroviários, a empresa Mitsue, Marubeni, Mitsubishi, Hitachi, e outras empresas que se destacam no cenário internacional. Na viagem também terão a oportunidade de visitar o Príncipe Naruhito.
Entre os compromissos o grupo será recebido pelo vice-primeiro ministro do Japão e ministro da Fazenda, Aso Taro, pelo deputado Takeo Kawamura e outros deputados federais.
“Mais uma vez faço parte deste trabalho que trouxe bons resultados e inúmeras parcerias que contribuem para o progresso do nosso país. Temos a matéria prima, e diversos recursos, que somados a tecnologia de ponta do Japão, traçam uma história de desenvolvimento econômico em conjunto”, comentou Nishimori.
No primeiro trimestre deste ano, o mercado brasileiro exportou ao país asiático produtos agropecuários e agroindustriais no valor de US$ 819,329 milhões, número 55,7% superior ao mesmo período de 2015. Cerca de 60% do suco de laranja consumido no Japão é proveniente do Brasil. Entre os principais produtos exportados estão os grãos, milho, soja, café, e as carnes de frango e suína.

Advertisement
Advertisement