Flores e plantas ornamentais

A Expoingá 2016 sediou na manhã de hoje o 3º Simpósio Paranaense de Flores e Plantas Ornamentais, realizado pela Sociedade Rural de Maringá, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Emater e Uningá.
O evento ocorreu no Auditório Luis Antônio Penha, com cerca de 90 pessoas, entre produtores, professores e docentes.

Os participantes eram de Maringá e de cidades da região, como Marialva, Cianorte, Mandaguari, Araruna, Farol e Mandaguaçu. O evento contou com três palestras com abordagem sobre o uso correto de fertilizante, a utilização de produtos naturais no controle de pinta preta e a questão biológica de pragas e doenças na floricultura. A produção de plantas e flores ornamentais é considerada uma prática recente no Brasil, mas que vem crescendo nos últimos anos.
Entre os participantes do evento estava o criador de viveiro, Ederson Andrade Pinho, que teve um motivo específico para participar do simpósio. “Eu vim pela questão da nutrição das flores, para ver a melhor forma de compactação do solo, pois eu planto corretamente, mas acontece algumas complicações. As palestras foram importantes nesse sentido”, destaca.
O evento foi aberto com a presença de autoridades como o secretário da Seab, Norberto Ortigara, o membro do Conselho Consultivo da SRM, João Carvalho Pinto, o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Marialva, Valdinei Cazelato.
“O tema desse simpósio é técnico, pois a intenção é mostrar o passo a passo da produção. Vocês estão em uma atividade nova e estão descobrindo coisas. O que queremos é dar o apoio para fazer o produtor ser o mais profissional naquilo que faz”, destacou o Norberto Ortigara. O presidente da Emater também citou a prática como recente e prestou apoio a todos que se interessam na floricultura. “Essa é uma atividade nova, mas com um futuro grandioso. O Paraná já vem crescendo, tem muito a crescer e pode se fortalecer, com a união das entidades”, afirmou.
João Carvalho Pinto representou a presidente da SRM, Maria Iraclézia Araújo, agradecendo pelo prestígio dos participantes. “A Emater é uma grande parceira da nossa entidade, por todo o trabalho feito junto ao produtor. Nós, enquanto parceiros, vamos lutar para que vocês tenham todo aporte possível para a produção de flores e plantas ornamentais”.

Advertisement
Advertisement