O caos da 19!

10 de Dezembro

Por Ricardo M. A.:

Todos nós usuários da via 19 de Dezembro e adjacentes estamos perplexos com a falta de planejamento e gestão da Prefeitura Municipal de Maringá. A começar pelo planejamento.
A obra, que tinha previsão de execução apenas nas férias escolares, estendeu-se por um período muito maior de execução.

Execução, aliás, que foi objeto de situações, no mínimo estranhas, como o calçamento de parte da via e, depois de um tempo, sua demolição. Ora, que obra é essa que executa coisa errada? Problemas de execução ou de projeto?
Bom, vamos la! Bola para frente! Aliás, isso é Brasil !!!
Todos nós, usuários da via, achamos que os problemas de congestionamentos e mobilidade da 19 seria resolvido. Grande ilusão!
Era óbvio, para qualquer leigo, que a supressão de um retorno de veículos próximo ao Colégio Santo Cruz, na rua Otávio Scramim, dificultaria ainda mais as coisas!!!
Era óbvio, que a grande quantidade de semáforos (seis ou sete) num trecho de 700m, aliado ao sincronismo inadequado, causaria um caos!
Era óbvio, que o estacionamento de veículos após a ciclofaixa causaria uma série de confusões e acidentes, um caos.
Era óbvio, que chegaríamos atrasados no trabalho e, nossos filhos, nas escolas.
Além do caos na 19, observamos que nos horários de pico, muitas e muitas vias do entorno foram impactadas negativamente.
Um belo exemplo é a rua Sant’Ana, que é uma importante ligação entre zona norte e avenida Colombo. E observamos que após a semaforização da 19, o congestionamento na Sant’Ana chega a mais de 1,5 quilômetro. Ou seja, a semaforização da 19 causou um estrangulamento da avenida Colombo com a rua Sant’ Ana.
As ruas Rui Barbosa e Campos Sales têm situações parecidas.
O que há por trás desta obra? Quem planejou e executou? Quem teve a honra de sincronizar estes semáforos?
Esta obra, do planejamento a gestão, precisava de uma equipe técnica adequada de engenheiros de trânsito e profissionais competentes, além de ter ouvido os usuários que trafegam todos os dias naquela via, por meio de uma audiência pública!!!
E nós, usuários, só temos a lamentar a gestão deste prefeito. Uma pena para nossa cidade!
A Prefeitura Municipal de Maringá, através de seu deparamento específico, deveria vir a público e dizer que errou na implementação desta obra e, a partir deste momento, estará formando uma equipe de engenheiros de trânsito, usuários da via, e demais interessados com o objetivo principal de melhorar a mobilidade, a fluidez da 19 de Dezembro e ruas adjacentes. Mas pelo jeito o discurso será igual a obra!
Conseguiram piorar o que já estava péssimo!

Advertisement
Advertisement