Algumas do seu Felizardo

felizardo

Por Cezar Lima:

1) Lá, na Usina Santa Terezinha, em Iguatemi, dois candidatos a deputado estadual faziam campanha política: o professor Ary de Lima e o médico Nabi Zacarias. Eram oponentes, mas amigos, e Felizardo os recebeu para que falassem com os operários e funcionários.
Sorridente, seu Felizardo chamou um operário e perguntou: “entre o Ary e o Nabi, qual dois dois é o mais feio?”. O operário, olhou para um, olhou para outro, e falou: “Os dois parecem irmãos gêmeos”.

2) Numa visita do chefe do Executivo 4estadual à sede da Santa Terezinha, no velho prédio em madeira, seu Felizardo deu a caneta ao governador e este assinou documento e aos 32 anos de idade dr. Paulinho – Paulo Roberto Pereira de Souza – tornou-se reitor da Universidade Estadual de Maringá, à época, o mais jovem do Brasil.

3) No Edifício Três Marias Marias, em Maringá, seu Felizardo tinha um escritório onde recebia amigos e escrevia suas memórias. Vez ou outra encontrava-o lá.
Ele me contava histórias das roças que havia plantado, do orgulho de seus filhos, sobrinhos e parentes. Perguntava-me sobre pessoas que não via há muito tempo e de outras que, por certo, faziam parte de suas memórias. Doente, foi deixando o escritório de lado e recolheu-se aos cuidados familiares. Uma pena. Tenho certeza que o que escreveu deve ter ficado lindo. Seu Felizardo era calmo ao ouvir e ao falar. Tinha palavras de bondade, suaves, amigas. Senti bastante a sua partida. Chegou a sua hora. Partiu feliz e deixou uma família honrada e de grande valor.

Advertisement
Advertisement