Ex-mensaleiro deve ser nomeado assessor do ministro da Saúde

Ricardo-Borba

Desde a semana passada o burburinho existe no Vale do Ivaí: o ex-deputado federal José Borba (PP), condenado no esquema do Mensalão, vai virar assessor especial do ministro da Saúde, deputado federal Ricardo Barros, tesoureiro-geral do PP.
O blog soube hoje que a nomeação de Borba, que foi prefeito de Jandaia do Sul e recebeu mais recursos federais para o turismo do que muitas cidades turísticas do país, está na Casa Civil e deve ser assinada hoje pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB).
Borba, que em 2008 esteve envolvido no escândalo do pianismo na Câmara Federal (votou em lugar de seu então colega Valdomiro Meger), é companheiro de longa data de Barros. Ambos têm apartamentos no mesmo Edifício Green Ville, em Maringá. Quando Borba foi condenado no Mensalão (2 anos e 6 meses e pagamento de multa de R$ 200 mil), circulou que ele protegeu colegas da bancada paranaense, com quem teria dividido o dinheiro repassado pelo esquema de desvio de dinheiro público.
A relação entre os dois é antiga, tanto que ambos de aposentaram pelo extinto Instituto de Previdência dos Congressistas na mesma data. Borba quitou sua contribuição com o IPC, para ter direito à aposentadoria integral, com cheque da Prefeitura Municipal de Maringá, que teria sido repassado pelo ex-secretário de Fazenda Luiz Antonio Paolicchi, o que gerou uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público. Ricardo Barros quitou em dinheiro vivo, cerca de R$ 100 mil à época.

Advertisement
Advertisement