Especialista em microcefalia também deixa a Saúde

Nardi-Claudio Maierovitch

Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em microcefalia, Claudio Maierovitch Pessanha Henriques está deixando a Diretoria de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. Ele é mais uma baixa provocada com a entrada do deputado federal Ricardo Barros, tesoureiro-geral do PP, formado em Engenharia Civil.
Desde o ano passado Maierovitch tem se dedicado principalmente às informações sobre o zika vírus, que é transmitido pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, apontado como causador do aumento do número de crianças com microcefalia no país.

No governo do presidente interino Michel Temer o Ministério da Saúde foi entregue aos políticos do PP. Além de Ricardo Barros, o secretário-executivo do ministério passou a ser Antonio Carlos Nardi, também do PP e ex-secretário de Saúde de Maringá, nas gestões do irmão mais velho, Silvio Barros II (PP).
Até recentemente as secretarias de vigilância do MS eram historicamente blindadas a acordos políticos, o que acabou na gestão Temer. Com a junção do técnico com o político, muitos nomes de especialistas em áreas importantes, como dengue e microcefalia, estão deixando o governo.

Advertisement
Advertisement