Frente da Uva em Colombo

Frente da uva

O deputado Evandro Araújo, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva, e o deputado Claudio Palozi, líder do Bloco Parlamentar Agropecuário, reuniram-se ontem em Colombo com produtores de uvas e vinhos de Colombo, Palmeira, Campo Largo, São José dos Pinhais e Bituruna, cooperativas, técnicos, sindicatos e lideranças políticas.

Uma das principais demandas apresentadas foi a necessidade de técnicos para orientar os produtores. Outra dificuldade é a legislação, que impõe exigências que tornam inviável a comercialização de suco de uva e vinho. Segundo os produtores, para vender nas cantinas o vinho colonial produzido nas pequenas propriedades a lei exige a emissão de Nota Fiscal como empresa e não como pequeno produtor. A legislação atual é para as unidades industriais de vinhos.
“Não queremos que se eliminem mais parreirais de uvas no Paraná. Sabemos, por exemplo, que existe demanda interna de uvas para vinho, tanto para vinhos coloniais como para as grandes vinícolas paranaenses que vão buscar a fruta em outros estados. Temos que melhorar a interlocução entre os diversos atores da cadeia nas diferentes regiões produtoras do Paraná e também superar entraves na comercialização, legislação sanitária e tributária para atendermos os interesses do setor”, comentou o deputado Evandro Araújo.
Os produtores apresentaram as demandas e iniciativas que vem adotando na região. Os vinte cooperados da Cooperuva, em Colombo, utilizam maquinário da cooperativa em sistema de revezamento e pagam uma taxa mínima de manutenção de equipamentos. Os equipamentos foram comprados com recursos do Governo Federal e da Prefeitura.
Wagner Strapasson, ao contrário de muitos jovens, não pensa em sair da propriedade rural da família em Colombo. “A minha família vive da uva há cinco gerações e não pretendo abandonar a atividade”, comenta.
Esta é a quinta reunião da Frente Parlamentar da Cadeia da Uva no Paraná. A proposta da frente foi visitar as principais regiões produtoras do Estado para ouvir as reivindicações e propor ações de fortalecimento do setor.

Advertisement
Advertisement